De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os testes para o diagnóstico do coronavírus se tornaram uma das principais medidas para evitar sua propagação, uma vez que, por meio deles é possível identificar doentes, pessoas imunes e determinar quem deve ou não voltar às atividades diárias fora de casa.
Para a bioquímica e proprietária do laboratório Labovida, Sumayka Souza, umas das alternativas seguras para uma maior flexibilização do isolamento é o aumento de pessoas testadas.
“Uma das alternativas são as empresas privadas realizarem os exames para garantir que seus funcionários possam trabalhar em segurança e isolar apenas aqueles que tenham a doença. A população também pode procurar para fazer o teste e assim poderíamos ter um controle melhor de quem já pegou, ou quem pode estar com vírus, mas sem sintomas. Infelizmente, o governo não terá recurso para realizar o teste para toda a população e os planos de saúde, geralmente, só cobrem apenas os exames de quem está internado”, afirmou Sumayka.
Sumayka Souza: “Se não soubermos quem tem a doença é temerário acabar com a quarentena”
Dessa maneira, ainda segundo ela, a implantação do isolamento vertical teria de ser feita em conjunto com uma realização ampliada dos testes. “Se tivermos um volume expressivo de exames, podemos reduzir gradualmente o isolamento horizontal. Se não soubermos quem tem a doença é temerário acabar com a quarentena”, esclareceu a bioquímica.
Existem três testes laboratoriais para detecção da Covid 19:
01 – TESTE RÁPIDO
O exame, que tem sido bastante divulgado, é uma sorologia, e o resultado é obtido em até 15 minutos, após a coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente. Esse exame consegue saber com precisão se a pessoa tem o coronavírus ou se já é imune à doença. É um teste que mede a quantidade dos anticorpos IgM e IgG que o organismo produz, quando entra em contato com o vírus.
Só é possível saber se a pessoa tem ou teve o coronavírus se ela tover uma quantidade expressiva do anticorpo no sangue. Os anticorpos IgG são adequados para identificar pessoas já curadas e/ou assintomáticas, que tiveram contato com SARS-CoV-2 e desenvolveram imunidade.
Quando realizar: A partir do oitavo dia de sintoma.
Qual prazo de entrega: No mesmo dia da coleta.
02 – ANTICORPOS IgA e IgG
É feita a dosagem sorológica para detecção de anticorpos IgA e IgG, que garante uma detecção sensível na fase inicial e tardia da doença. É o exame com maior sensibilidade, capaz de diagnosticar precocemente o vírus.
Os anticorpos IgA são marcadores de infecção aguda em doenças respiratórias, sobem mais rápido que IgM, permitindo uma detecção mais sensível das infecções na fase inicial da doença.
Esse exame não só mostra quem é positivo, assim como o teste rápido, mas dosa a quantidade de anticorpos pela metodologia Elisa, sendo melhor e mais sensível, pois estudos mostram que o anticorpo IgA alcança títulos mais elevados que o IgM nos primeiros dias. Ou seja, a probabilidade de falso negativo no início diminui muito dosando IgA.
A vantagem desse teste é quando o resultado de PCR é negativo devido a diminuição do título viral, os testes sorológicos são úteis para verificar a presença de anticorpos e auxiliar na investigação da doença.
Quando realizar: A partir do sexto dia de sintoma.
Qual o prazo de entrega: Resultado em 4 dias.
03 – RT -PCR
O padrão ouro do diagnóstico hoje da Covid-19 é o exame de biologia molecular, que utiliza a técnica de RT-PCR, mais conhecido como PCR. Esse teste consegue identificar o material genético do vírus, chamado de RNA, com a amostra da secreção nasal e da garganta do paciente. É uma coleta rápida e indolor.
O PCR tem o resultado mais preciso quando a pessoa faz o teste logo que começa a ter os sintomas da doença, a partir do 3º dia, como febre, tosse e dor de garganta. Os primeiros sete dias são fundamentais para detectar com precisão a presença da Covid-19. A rapidez do resultado é importante para a pessoa saber se está contaminada e se deve ficar ou não em isolamento. Para realização do teste o laboratório preciso ser especializado, equipamento complexo e uma equipe muito capacitada em biologia molecular.
Quando realizar: A partir do quarto dia de sintoma até o nono dia.
Qual o prazo de entrega:? Resultado em 4 dias.
Informações para essa matéria foram prestadas pelo Laboratório Clínico Labovida.
Telefones para contato 3626-4276 / 98803-1565.
Endereço: Via da Flores, 2078, bairro Pricumã.