Com a suspensão dos atendimentos na Clínica Renal de Roraima nesta segunda-feira (17), entidades a nível estadual e nacional manifestaram preocupação e pediram providências do Governo de Roraima, em relação aos pacientes renais crônicos que enfrentarão dificuldade no acesso à hemodiálise.
Em nota à imprensa, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) lamentou a situação e apontou que vem trabalhando com órgãos nacionais para alertar sobre a importância do tratamento destes pacientes.
“(…) Com 7 meses sem receber pelo tratamento prestado e uma dívida de R$ 8 milhões, a Clínica Renal de Roraima precisou suspender o atendimento aos quase 400 pacientes, que precisam do tratamento três vezes na semana para garantir a vida. Infelizmente, esta realidade de insegurança que afeta os pacientes que sofrem de doença crônica que dependem de uma máquina para viver é sentida em todo país. Por isso a ABCDT vem atuando junto aos representantes do Governo Federal, Secretarias Estaduais e Municipais para alertar sobre o risco de colapso o atendimento ao paciente renal“.
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Comissão de Saúde, pediu ao Governo de Roraima providências imediatas e apontou que, em conversa com o governador Antonio Denarium, ele teria garantido que os débitos com a Clínica Renal seriam quitados e os pacientes não seriam prejudicados. Confira a nota publicada nas redes sociais do Poder Legislativo: