Ter uma rotina de exercícios, aliada a uma alimentação saudável, é essencial, principalmente para quem pretende praticar esportes a nível profissional. De nada adianta fazer exercícios regularmente se você não cuida da sua alimentação, certo? Para manter o equilíbrio do corpo e da mente, é muito importante também dar uma atenção especial ao que se come – o que, infelizmente, alguns esportistas acabam se esquecendo na hora de preparar suas rotinas. É muito importante ter em mente que, se você deseja ter uma alta performance, a alimentação balanceada é fundamental para que atinja o seu objetivo.
A primeira coisa a se ter em mente é que nem sempre um gasto acelerado de calorias em um treino intenso é sinônimo de bem-estar. Apesar de serem vistas muitas vezes como inimigas, as calorias são um dos combustíveis que mantêm o corpo em pleno funcionamento. É claro que investir em alimentos ultraprocessados e/ou calóricos em excesso não fará bem para você. Por isso, invista em alimentos com a quantidade correta de calorias para o seu corpo, respeitando o pré e o pós-treino, para repor os nutrientes do corpo. Da mesma maneira, não é recomendado fazer treinos em jejum, pois o corpo está sem energia, e a sensação de fadiga pode levar a desmaios e tonturas.
Outra coisa muito importante é tomar muita água! O consumo de água ajuda na hidratação e repõe a maioria dos minerais necessários para o funcionamento correto do organismo: é muito importante beber ao menos dois litros de água por dia, em dias de clima ameno e em treinos mais simples, podendo aumentar para três ou quatro litros, dependendo da sua rotina. Esse é um grande passo para o seu desempenho, pois ter sempre uma garrafa d’água ao seu lado evita garganta seca, respiração ofegante e fadigas durante os treinos.
Para manter os músculos bem torneados e aproveitar bastante os treinos para ganho de massa muscular, o consumo de proteínas é o mais indicado. Responsável por manter a massa muscular “magra” e repor as fibras dos músculos, a proteína pode ser encontrada em alimentos como peixes, frango, amêndoas, tofu, soja e feijão preto. Carboidratos também devem ser ingeridos para a reposição de glicogênio, que você encontra em alimentos como tapiocas, sucos, açaí, legumes e tubérculos.
Fazer o uso de suplementos alimentares, como o whey protein e outros, também é muito benéfico para o organismo, principalmente se você pratica esportes de treinos intensos. No entanto, não se esqueça de sempre realizar exercícios físicos com o acompanhamento de um educador físico e de um nutricionista, para garantir que sua rotina física esteja em harmonia com sua rotina alimentar, indicando a quantidade e os modos corretos de cada um, para evitar problemas a longo prazo.