Uma rotina estressante pode ser o motivo do excesso de peso e pode prejudicar o emagrecimento. De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, além de atrapalhar uma vida saudável, o estresse é responsável por noites de insônia, cansaço mental e até mesmo de uma alimentação ruim gerada pela ansiedade.
“Quem passa por uma situação estressante, não procura por uma fruta ou um lanche leve para se alimentar, é comum a vontade por alimentos fontes de carboidratos, açúcares e gorduras, que estimulam a produção de serotonina, hormônio que gera uma sensação momentânea de bem-estar e prazer” diz.
Vários são os estudos que comprovam a associação entre aumento de peso e o estresse.
“Muitas pessoas acabam recorrendo a uma alimentação mais gordurosa e pouco saudável como escape para um dia difícil, e isso atrapalha na hora de manter o peso, e alguns acabam até engordando. E não estamos falando de uma simples vontade de comer, mas de um desejo desenfreado de ingerir alimentos ricos em açúcar e pouco nutritivos” explicou.
Segundo Penna, outro ponto comprovado é que o cansaço e o estresse podem ativar a produção de hormônios como o cortisol. “O organismo entende que precisa aumentar o nível de açúcar no sangue, porém essa energia não será usada, e dessa forma, o corpo acaba ganhando gordura”, diz.
Vida equilibrada
Um dos grandes aliados contra o aumento de peso é a prática de exercícios físicos que também é extremamente potente no alívio do estresse. “Uma alimentação saudável e atividade física são fundamentais para conseguir perder e manter o peso. Além de reduzir o stress, equilibrar os dois métodos faz com que a pessoa tenha uma vida equilibrada, melhora na condição física e no funcionamento biológico, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Dessa forma, a atividade física deve ser sempre recomendada, especialmente para indivíduos que querem perder peso” ressalta.
Foto1: Um dos grandes aliados contra o aumento de peso é a prática de exercícios físicos que também é extremamente potente no alívio do estresse (Arquivo FolhaBV)
Foto2: Médico Cesar Penna explica por que o aumento de peso pode estar relacionada ao estresse (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)