BEM-ESTAR

Estudos apontam ligação entre luz de celular e qualidade do sono: entenda

A luz emitida pelos aparelhos celulares é considerada por muitos como prejudicial

O levantamento revelou que quem não ligava o celular dormia certo horário e quem ligava a luz do aparelho conseguia dormir cerca de 10 minutos depois (Foto: Divulgação)
O levantamento revelou que quem não ligava o celular dormia certo horário e quem ligava a luz do aparelho conseguia dormir cerca de 10 minutos depois (Foto: Divulgação)

A luz emitida pelos aparelhos celulares é considerada por muitos como prejudicial, especialmente antes de dormir. No entanto, um estudo divulgado recentemente apontou que são outros motivos que influenciam na insônia, não somente a iluminação dos smartphones.

Pesquisa
A pesquisa foi divulgada na Sleep Medicine Reviews, levando em consideração 11 estudos que avaliaram a ligação da luz dos celulares e a qualidade do sono dos entrevistados.
O levantamento revelou que quem não ligava o celular dormia certo horário e quem ligava a luz do aparelho conseguia dormir cerca de 10 minutos depois. Ou seja, a iluminação atrapalhou pouquíssimo tempo para pegar no sono.
No entanto, o estudo revelou que o uso do celular atrapalha sim a qualidade do sono, mas por outro motivo: a distração com o conteúdo oferecido. Normalmente, as pessoas costumam ficar nas redes sociais, assistindo vídeos, ouvindo músicas, vendo filmes e conversando em aplicativos de mensagens.
Portanto, a pessoa demora a ‘desligar’ para adormecer por continuar antenada no conteúdo que está sendo proporcionado pelo aparelho, não somente pela luz emitida pelo smartphone.

Dica
Vale ressaltar que embora a iluminação dos aparelhos celulares não atrapalhe muito a pessoa a pegar no sono, especialistas da área da saúde dos olhos reforçam que a utilização em excesso de celulares e computadores pode sim causar danos à retina, portanto é importante utilizar filtros bloqueadores, como óculos para luz azul.