Saúde e Bem-estar

Exames regulares auxiliam no diagnóstico precoce de doenças

Pessoas com histórico familiar de certas doenças devem estar atentas a saúde fazendo exames regularmente

Ter uma alimentação adequada, praticar uma atividade física regularmente e controlar a ansiedade e o estresse, por exemplo, auxiliam a pessoa a conseguir alcançar o bem-estar e a vitalidade. Entretanto, é essencial realizar exames periódicos para saber se há algum problema de saúde. 
A farmacêutica bioquímica Rosinalda Antony explicou a reportagem da FolhaBV sobre a importância de fazer exames regularmente para diagnosticar precocemente uma doença.
Ela alertou que doenças diagnosticadas no início facilitam no tratamento da enfermidade.

“Quando a pessoa demora para fazer um exame, acaba descobrindo a doença em um estado avançado, por conta disso o tratamento costuma ser árduo”, alerta Rosinalda.

Segundo ela, tanto a mulher, quanto o homem devem realizar esses exames de acordo  com a sua necessidade e com a recomendação médica.

“No caso das mulheres, existe os exames preventivo (papanicolau). A partir dos 20 anos é indicado uma vez a cada dois anos, depois dos 30 uma vez ao ano e após aos 40 vai de acordo com a necessidade do paciente obtida através de consultas ao médico, assim como em homens”, explica.

Rosinalda também informou quais os principais exames para obter algum diagnóstico em casos de doença.

“Existe o exame preventivo em casos de mulheres que pode diagnosticar um câncer e em homens o exame adequado é PSA que identifica um hormônio que se estiver irregular, pode indicar câncer de próstata. Os exames de glicose e colesterol também são fundamentais em diagnósticos”, detalhou.

A farmacêutica ressalta ainda que, pessoas com histórico familiar de certas doenças, devem estar atentas a saúde fazendo exames regulamente e fazendo consultas médicas.

Covid-19

Rosinalda Antony esclareceu que a covid-19 também pode ser diagnosticada atráves de exames de sangue, swab (cotonete) e de tomografia.

Porém, ela disse que o exame de sangue deve ser feito 10 dias após os primeiros sintomas, pois se fizer antes dá negativo.

“O indicado após 3 ou 5 dias que se iniciar os primeiros sintomas da doença é o exame de swab, quando um cotonete adequado é introduzido na região nasal para coletar secreções”, disse.

Ainda segundo a profissional algumas pessoas que fazem exames de swab e de sangue não são diagnosticadas com a Covid-19, mas na tomografia é possível detectar se a pessoa está infectada.

“Nesse exame detectamos como o pulmão está afetado pela doença, indicando a porcentagem’, complementou.

Já conhece o Guia Saúde Folha BV? Roraima já possui os melhores profissinais de saúde e eles estão aqui.