Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.
De acordo com o médico cardiologista Hassan Syagha, exércicios físicos aeróbicos são os mais indicados, pois eles conseguem prevenir o risco de doenças cardiovasculares como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.
“Os exercícios aeróbicos, fazem com que o paciente ganhe condicionamento físico muito maior do que em comparação com os de hipertrofia, e por isso é mais indicado. Aqueles pacientes que procuram pela prevenção de doenças cardiovasculares devem adotar atividades aeróbicas , ele faz com que o paciente tenha uma adaptação cardíaca melhor. Enquanto uma pessoa sedentária tem de 80 a 99 batimentos por minuto, uma pessoa condicionada está entre 50 e 60 batimentos por minuto, o que protege o coração “- explicou.
Entre os mais indicados, estão a caminhada, a bicicleta, a natação, corrida e muitos outros. O
mais importante é que o paciente faça as atividades com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são imediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Segundo o médico, algum tempo de prática, o organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas.
Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle de pressão, colesterol e peso. “Até para o paciente que já tem doenças cardiovasculares, elas continuam sendo uma boa opção, claro que com a avaliação médica.
O exercício físico de musculação também não é proibido, mas o médico deve ficar atento a pressão arterial, que pode aumentar e prejudicar o paciente” explica.
Toda a atividade física deve ser gradual e em alguns casos, com acompanhamento médico e até o teste ergométrico.