A Prefeitura de Boa Vista promove neste sábado (20) o “Dia D” de imunização contra a Poliomielite e a atualização da caderneta de vacinação (Multivacinação). Durante a manhã, pais e crianças compareceram a 16 unidades básicas de saúde e em pontos fixos e volantes, na avenida Jaime Brasil, Centro, além da Clínica Immuniza Vacinas, parceira da ação. A imunização segue até às 17h, nos pontos.
A ação conta também com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Suellem Cristina de Andrade, 34, é professora e levou sua filha Sara Vitória, de oito meses, até a UBS Buritis para atualizar o cartão de vacina. A unidade preparou desenhos para as crianças pintarem, balões e muita música para animar.
“Muito bom esse momento em um dia de sábado, pois durante a semana a gente não tem tempo por conta do trabalho. Sempre busco atualizar o cartão e participar das campanhas para ver se tem alguma vacina pendente”, enfatizou.
Denise Marques Pena, 34, também levou o filho Levi Marques, de três anos. “A campanha é muito importante, serve para atualizar alguma vacina que pode estar atrasada, evitando doenças e viroses”.
Paralelo à campanha contra a paralisia infantil, há também a multivacinação, com o objetivo de atualizar a situação vacinal da população de até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
A meta para Campanha contra a Poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de cinco anos. Já para Multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
“O dia de mobilização nacional tem a finalidade de alcançar aquelas crianças que, por algum motivo, inclusive de trabalho, os pais e responsáveis não podem levar durante a semana. Após o Dia D, as doses das vacinas continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde com sala de vacina, durante a semana, algumas delas em horários estendidos. Queremos reforçar o convite aos pais e responsáveis para levarem as crianças para vacinar”, ressaltou o secretário municipal de saúde Cláudio Galvão.