
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (13), que o programa Farmácia Popular terá 100% de gratuidade. Conforme o órgão, 41 medicamentos e itens essenciais, como fraldas geriátricas, estarão disponíveis gratuitamente nas farmácias credenciadas.
A medida deve favorecer de forma imediata mais de 1 milhão de pessoas por ano, com destaque para os idosos, que antes precisavam arcar com uma coparticipação em alguns medicamentos.
Como exemplo dos medicamentos a serem oferecidos sem custo está o Dapagliflozina, que é utilizado para o tratamento de diabetes em casos ligados a doenças cardiovasculares. Em relação às fraldas geriátricas, o Ministério reforça que apenas o público elegível (60 anos ou mais) poderá adquiri-las de forma gratuita.
O governo também anunciou uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em municípios que ainda não contam com o programa. Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do país e atendendo cerca de 97% da população por meio de mais de 31 mil farmácias credenciadas.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez o anúncio durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Segundo ela, a expectativa é ampliar o número de beneficiários do programa em 2025. “Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação”, afirmou.