Cinco municípios de Roraima contam com farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular para distribuição de absorventes para população em situação de vulnerabilidade social. A distribuição iniciou em todo o Brasil na última quarta-feira (17).
A estimativa do Farmácia Popular é alcançar cerca de 62 mil pessoas em Roraima. Conforme dados do programa, 48 estabelecimentos no estado podem atender a demanda contra a pobreza menstrual. Desse total, 45 farmácias estão em Boa Vista e uma nos municípios de Alto Alegre, Caroebe, Rorainópolis e São Luiz.
A oferta dos absorventes é direcionada aos grupos de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada.
A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, já executadas pelo Governo Federal em 2023, e conjunta entre as pastas da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação.
Como garantir o benefício
Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’, a nova versão do Conecte SUS.