Na hora de escolher o protetor solar você olha a embalagem, vê o número do FPS, mas não sabe o que ele significa e como escolher o mais adequado para a sua pele? Essa cena não é isolada e é mais comum do que você imagina.
Mas afinal o que é o FPS do protetor solar? De acordo com as especialistas em Desenvolvimento Produtos do Boticário, Ludmila Pons Camargo e Daiane Leticia De Souza, o FPS significa fator de proteção solar, responsável pela proteção da pele contra os raios UVB, que são os causadores de queimaduras solares, ardência e vermelhidão.
“Junto com o valor do FPS encontramos uma outra sigla chamada PPD [Persistent Pigment Darkening], ou apenas UVA. Ele é responsável pela proteção da pele contra os raios UVA, que são os causadores de manchas solares, fotoenvelhecimento e câncer de pele”, completam.
Acompanhe as orientações das especialistas e como escolher o mais adequado para as suas necessidades.
Como ele funciona?
O FPS está presente no protetor solar facial e corporal, e atua como uma barreira para proteger a pele dos danos causados pelas radiações UVA e UVB principalmente. Essas radiações causam queimaduras, vermelhidão, fotoenvelhecimento, danos ao DNA e câncer de pele.
Qual a diferença entre os FPS do protetor solar?
O FPS (Fator de proteção solar) indica a proteção da pele contra queimaduras solares, ou seja o fator significa quantas vezes a pele está protegida com o protetor solar quando comparada a pele sem proteção. Quanto maior o Fator de proteção mais a pele está protegida e menos radiação passa para ela. A proteção UVA também é proporcionalmente maior nos protetores com FPS mais altos.
Como saber qual FPS devo usar?
O FPS deve ser escolhido de acordo com o nível de proteção que o consumidor deseja para a sua pele. Peles mais claras tendem a queimar mais fácil e por isso FPS mais altos devem ser usados, as peles mais escuras tem uma resistência um pouco maior a queimaduras, mas mesmo assim precisam ser protegidas com no mínimo FPS 15, segundo a sociedade brasileira de Dermatologia.
Devo usar o mesmo FPS para o rosto e para o corpo?
Não necessariamente. O FPS deve ser escolhido de acordo com o nível de proteção desejado. Peles mais claras tendem a queimar mais fácil e por isso FPS mais altos podem ser usados tanto no corpo quanto na face, já para as peles mais escuras que possuem uma maior resistência a queimaduras, precisam ser protegidas com no mínimo FPS 15 no protetor corporal e 30 no protetor facial. A pele do rosto geralmente fica exposta diariamente a radiação solar e por isso é indicado uso de FPS mais altos e também para compensar a falta de reaplicação no dia a dia.
Para atender essa demanda, por exemplo, o Boticário lançou recentemente uma linha completa de protetor solar, tanto facial como corporal. Os produtos para o rosto chegaram duas opções: uma que combate ainda a oleosidade, e a outra o antienvelhecimento. Já os protetores corporais são em versão em gel hidratante e outra em spray.