Uma funcionária, que não quis ser identificada, do Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí, denunciou à FolhaBV que a unidade enfrenta diversos danos estruturais, como paredes descascadas, iluminação precária e centrais de ar quebradas. Além disso, ela relatou que o hospital está sem leitos e sem ambulância há uma semana.
“Estou indignada pela falta de compromisso. Segundo a gestão do hospital, ela manda ofício e nunca é respondida. Eu trabalho nesse hospital há 20 anos e nunca vi a situação que chegou agora. Há pacientes para remoção e estamos sem ambulância. Fica difícil trabalhar dessa forma”, manifestou.
Conforme a denunciante, toda a estrutura dos leitos teria sido levada para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista. Diante disso, as salas dos leitos estão trancadas e há apenas duas salas de enfermaria para receber os pacientes.
Quanto às centrais de ar, a funcionária disse que há anos não há manutenção e, agora, algumas pararam de funcionar. Para contornar a situação, a equipe faz “vaquinha” para custear o conserto. “Os funcionários fazem vaquinhas para arrumar central, pensando no melhor para os pacientes, mesmo sabendo que é dever do governo fazer isso”.
A denunciante afirmou, ainda, que, durante a noite, a unidade parece um “hospital fantasma”, em razão da iluminação instável.
Outro lado
Procurada, a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) informou que está elaborando programação para atendimento de demandas de infraestrutura de unidades da rede estadual de saúde, o que inclui o Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí. Quanto aos problemas relatados pela funcionária, a Sesau disse:
“Com relação aos problemas em centrais de ar, enviará uma equipe de manutenção para a unidade nesta quarta-feira, 16, e os trabalhos nos equipamentos seguem até sábado, 19.
Sobre a questão de leitos hospitalares, informa ainda que está finalizando um processo de licitação, que inclui a aquisição do item para todas as unidades de saúde do Estado.
Com relação à ambulância, o veículo que atendia as demandas da unidade precisou ser encaminhado para manutenção, mas reforça que outra unidade móvel está sendo deslocada para o município nesta terça-feira, 15″.