SAÚDE DA MULHER

Ginecologista fala sobre o que pode agravar os sintomas da pré-menopausa

Alguns sintomas da pré-menopausa são: irregularidade menstrual, ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, insônia, diminuição da libido, ressecamento vaginal, entre outros

Ginecologista integrativa Fernanda Pellizzetti
Ginecologista integrativa Fernanda Pellizzetti

A pré-menopausa é o período que antecede a menopausa, fase em que a mulher para de menstruar definitivamente, geralmente começa por volta dos 40 anos, mas pode ocorrer em idades diferentes para cada mulher. A FolhaBV conversou com a ginecologista integrativa Fernanda Pellizzetti (CRM-RR 965 RQE 489), que explicou o que pode agravar os sintomas nessa fase na vida da mulher.

Segundo a ginecologista, durante a pré-menopausa, os níveis de hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, começam a diminuir gradualmente.

“Isso pode levar a sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, insônia, diminuição da libido, ressecamento vaginal, entre outros”, explicou Fernanda Pellizzetti.

Alguns fatores podem agravar os sintomas da menopausa. A ginecologista enfatiza que é importante evitar ou reduzir esses fatores, para minimizar o desconforto durante a fase.

Veja abaixo, o que pode agravar os sintomas:

Tabagismo

Fumar pode piorar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Além disso, o tabagismo está associado a um maior risco de osteoporose e doenças cardíacas, que também podem ser preocupações durante a menopausa, alerta Fernanda.

Consumo excessivo de álcool e cafeína

Fernanda explica, que o consumo excessivo de álcool e cafeína pode aumentar a frequência e a intensidade das ondas de calor, além de piorar a qualidade do sono. O recomendado pela doutora, é limitar o consumo dessas substâncias.

Alimentação inadequada

Uma dieta rica em alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas pode piorar os sintomas da menopausa. Segundo a ginecologista, “é importante adotar uma alimentação equilibrada, com ênfase em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras”.

Sedentarismo

A ginecologista também explica, que a falta de atividade física regular pode contribuir para o ganho de peso, a perda de massa muscular, a diminuição da densidade óssea e a piora dos sintomas da menopausa. É recomendado praticar exercícios físicos regularmente, como caminhadas, natação, ioga ou musculação.

Estresse

Outro fator agravante dos sintomas da pré-menopausa é o estresse. Segundo Fernanda, pode causar alterações de humor e insônia.

“É importante adotar técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação, respiração profunda, atividades relaxantes e buscar apoio emocional”, destacou a ginecologista integrativa.

Roupas e ambientes quentes

Por último, mas tão agravante quanto é o uso de roupas apertadas ou em tecidos sintéticos, bem como a exposição a ambientes quentes, que podem aumentar a sensação de calor e piorar as ondas de calor.

Segundo Fernanda, é recomendado usar roupas leves e em tecidos naturais, além de manter o ambiente fresco e bem ventilado.

A doutora alerta para que quem sente os sintomas atrapalhando a qualidade de vida, deve buscar avaliação médica para as opções de tratamento adequadamente.

“O médico irá indicar o melhor tratamento, seja através de reposição hormonal ou medicamentos e fórmulas específicas”, esclarece Fernanda.