INVESTIMENTO NA SAÚDE

Governo Federal investirá R$176 milhões na saúde de RR nos próximos três anos

Os fundos de investimento serão oriundos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Amazônia

Anúncio foi feito pelo secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães (Foto: Wenderson Cabral)
Anúncio foi feito pelo secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães (Foto: Wenderson Cabral)

Cerca de R$176 milhões serão investidos em Roraima pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, nos três anos a frente. A informação foi anunciada pelo secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães.

O secretário esteve na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para implantar o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que aconteceu , na manhã desta segunda-feira (7).

O investimento, conforme Helvécio, será para a implantação de policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Boa Vista e Pacaraima, centro de parto normal na capital, apoio na construção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré e reformas no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Segundo ele, parte do investimento virá do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Este será o maior investimento da história de Roraima. Não é nenhum favor, mas um reconhecimento por esta região. O presidente Lula incluiu a saúde na possibilidade de financiamento do Fundo Amazônia, antes era só para meio ambiente. Entretanto, será destinado para populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas e outros povos originários do Brasil”, disse.

Além do investimento, o secretário comentou sobre a instalação da Casa de Governo ainda neste mês. A intenção é facilitar a interação entre ministros do Governo Federal e Roraima, além de prefeituras e outros estados vizinhos.

O atual secretário da Saúde do estado, Edson Castro Neto, que também estava presente no evento da UFRR, informou que “ainda falta sentar e definir para onde vão ser realmente destinados os recursos, mas o investimento é sempre bem-vindo. A gente sempre precisa de de recursos, para que possamos melhorar a estrutura e o atendimento à população”.

Edson Catro Neto, secretário interino da Saúde de Roraima (Foto: Wenderson Cabral)