Em longa reunião na noite dessa terça-feira (14) com representantes sindicais, o governador Antonio Denarium (Progressistas) prometeu atender reivindicações das categorias como o pagamento de progressões vertical e horizontal para todos os servidores da Saúde estadual, o envio à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) do Projeto de Lei que autoriza a atualização do piso salarial dos técnicos de Enfermagem conforme o novo piso nacional, e ainda uma ação conjunta para analisar a possibilidade de reajustar em 11% as tabelas salariais do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) da Saúde.
Também participaram da reunião os secretários estaduais Cecília Lorenzon (Saúde) e Flamarion Portela (Casa Civil), além dos presidentes de sindicatos Maceli de Souza Carvalho (Sindicato dos Trabalhadores de Saúde – Sintras-RR), Francisco Filgueira (Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos – Sintraima), Maria La Paz (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem – Sindprer), Murilo Sena (Sindicato dos Médicos de Roraima – Simed-RR), Erasmo Mistal Vasconcelos de Lima (Sindicato dos Tecnólogos Técnicos e Auxiliares em Radiologia – Sintear) e Thiago Reis (Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – Sinfito-RR).
“Em especial ao ver que o reajuste de 11% é devido. Esperamos poder contar o apoio do governo, que sempre se mostra sensível às causas dos servidores”, enfatizou a presidente do Sintras-RR
“Vamos discutir melhor com a categoria sobre o percentual de 11% que precisa ser atualizado na tabela financeira dos servidores e o governador se mostrou sensível à causa, então esperamos chegar a um acordo que atenda os servidores”, disse o presidente do Sintraima.
“Essa é mais uma demonstração do compromisso da gestão estadual em respeito aos profissionais de saúde que tanto contribuem para o Estado de Roraima, onde reafirmo também o meu compromisso com a valorização desses servidores que merecem a atenção da gestão”, afirmou Denarium, ressaltando que a gestão está aberta ao diálogo para estabelecer a melhor solução para todos.
Progressões
Segundo o governo estadual, o passo seguinte é a criar uma comissão para iniciar os levantamentos e estudos de impacto financeiro. Somente após concluída essa etapa é que saberá o valor total que será pago aos servidores.
Adicional de qualificação
O governador atendeu também reivindicação quanto ao adicional de qualificação, cuja avaliação e definição sobre o pagamento do benefício passará a ser da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) para garantir mais rapidez no processo de pagamento.
Negociação
Outro ponto de pauta da categoria e que foi atendido se refere ao fortalecimento do Conselho Estadual de Saúde, com foco na melhoria do controle social e da estrutura dos serviços e a criação da mesa de negociação o SUS (Sistema Único de Saúde), para que médicos apresentem e discutam sobre demandas.
Piso salarial dos técnicos de Enfermagem
Denarium assinou o Projeto de Lei que trata sobre o piso salarial dos técnicos de Enfermagem, que garante a atualização e de acordo com o novo piso nacional, que é de R$ 3.325. A proposta depende de aprovação dos deputados estaduais.
PCCR dos servidores
Durante a reunião, ficou acordado também que a atualização da tabela do PCCR, que aprovado em 2021 e colocado em prática na tabela em 2022, no qual a categoria busca o reajuste de 11%, será avaliada e decidida de forma conjunta com os sindicatos e a equipe de governo. “Nossa intenção é que haja uma decisão que contemple as demandas dos servidores e atenda as normas administrativas”, explicou o governador.