NOVO PAC

Governo Lula anuncia 'maternidade' de parto normal em Roraima

Centro promete realizar 36 mil atendimentos por ano, com assistência humanizada ao parto de risco habitual, fora do ambiente hospitalar

Centro de Parto Normal anunciado pelo Ministério da Saúde (Foto: Reprodução)
Centro de Parto Normal anunciado pelo Ministério da Saúde (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou a construção de um Centro de Parto Normal (CPN) em Boa Vista. O projeto é um dos 19 contemplados no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Lula para todo o País.

LEIA MAIS

O centro, que promete realizar 36 mil atendimentos por ano, funcionará como uma unidade de saúde destinada à assistência humanizada ao parto de risco habitual, fora do ambiente hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido.

Esses tipos de unidades são projetadas para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal. A ideia é ofertar um atendimento completo às gestantes, segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto nacional.

O centro será composto por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilitem a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável. 

O Ministério da Saúde já disponibilizou os projetos arquitetônicos e de engenharia dos centros de parto normal em todo o País para facilitar a execução das obras e instalação dos equipamentos, acelerando o acesso à população.

Confira o projeto anunciado