Saúde e Bem-estar

Guardar rancor pode gerar dores de cabeça e má digestão 

Psicóloga explica como descobrir se sintomas físicos são causados pelo emocional

O processo de “somatização” é quando o nosso emocional está desequilibrado e começamos a sentir reações físicas. Sintomas como sudorese, dores no peito, má digestão, diarreia e entre outros podem ser causados por um psicológico abalado e não tratado.

A psicóloga Larissa Freitas falou à Folha sobre esse assunto e a importância do tratamento com acompanhamento profissional. 

De início, os sintomas físicos direcionam até um médico clínico geral.  No vídeo abaixo, a psicóloga explica como o encaminhamento das dores físicas chegam até o acompanhamento psicológico.

Veja o vídeo:

Após esse encaminhamento, Larissa diz que a terapia ajuda a tratar as causas dessas dores físicas a partir do emocional. “O que está acontecendo? Que pensamento você tem diante desses seus sintomas que te agravando?  Também depende muito do contexto de onde você só está. Pode ser interna, pode ser externa, uma briga de relacionamento, você vai guardando aquela mágoa… você vai perdendo muito tempo, você não compartilha, você não conversa, então você não sabe o que aquilo ali pode estar te causando”, explicou. 

Sintomas 

Cada organismo pode manifestar de uma maneira diferente. De maneira geral, Larissa destaca alguns sintomas que são mais comuns nos casos. “Falta de concentração, dor de cabeça, insônia, preocupação constante, principalmente quando você guarda isso com muito tempo.” disse a profissional. 

Tratamento adequado

A terapia é fundamental para esse tratamento. “É preciso uma orientação, até para ser um tratamento mais eficaz. Quanto mais a pessoa demora para procurar ajuda profissional, mais ela adoece, podendo até se desenvolver para casos mais graves.. Então tudo isso precisa de um apoio psicológico e medicamentoso.”, explicou Larissa.

Um tratamento “caseiro” para facilitar nesse processo é a meditação. “É o momento para você refletir sobre pensa sentimentos, ter um autocuidado… porque ainda acontece muito de algumas pessoas serem leigas em relação a questão emocional, e não acreditar que isso pode afetar o físico”, acrescentou.

É importante alertar que a meditação não pode substituir o tratamento com um profissional, funcionando apenas como um complemento para melhorar e acelerar o processo de recuperação.