A mãe de uma criança gastrostomizada, de dois anos, denunciou à FolhaBV que aguarda há 8 meses por um botton que auxilia na alimentação do bebê. O pedido do material foi solicitado à Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), da Secretaria Municipal de Saúde, e na farmácia do Hospital da Criança Santo Antônio, mas nunca houve previsão da entrega do botton.
O botton é um dispositivo de silicone que fica na região do abdômen do menino, onde há uma gastrotomia que permite a alimentação por sonda. Sabendo que o dispositivo tem duração de um ano para prevenir infecção, a mãe relatou que solicitou o novo botton em setembro de 2022.
“Estou a, exatamente, 8 meses esperando um botton de gastrostomia para o meu filho que tem disfagia grave. Já fui na farmácia do Hospital da Criança e só dizem que tem que esperar pois ainda não chegou, mas que a qualquer momento pode chegar. Vou na SAF, que é a responsável por compras de material hospitalar da prefeitura, e uma hora dizem que já foi comprado, mas, na próxima semana que vou lá saber alguma data de previsão da chegada desse material, outra pessoa diz que nunca nem foi comprado”, denuncia.
Para ela, é uma falta de respeito com o filho e os demais pacientes que aguardam pelo dispositivo, pois afirmou que vai aos locais com frequência para saber se já compraram e quando vão entregar, porém, nunca teria encontrado o responsável pela farmácia para informar corretamente sobre o botton. “Parece até que é um funcionário fantasma porque nunca está lá”.
A mãe ainda conta que solicitou o botton duas vezes à SAF municipal e três no HCSA, além de que há uma incompatibilidade nas informações dadas pela direção do hospital e da superintendência. “Quando vou na direção do hospital dizem que não é só o botton do meu filho que está demorando chegar, tem de outras crianças que também estão atrasados. Mas na SAF eles dizem que está tudo encaminhado, já foi comprado, está para chegar e há 8 meses eu estou esperando chegar”.
A preocupação da mãe é maior porque o dispositivo custa quase R$ 2 mil e, por não ter condições para comprar, tem que esperar ser entregue pela rede pública. Ela contou que já moveu ação na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), mas teve o pedido negado.
“Estamos recorrendo porque até agora não foi trocado esse botton. É o único meio de alimentação do meu filho”, finalizou.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o botton de gastrostomia já foi comprado e a solicitação para entrega, encaminhada à empresa. De acordo com informações enviadas pelo fornecedor à Secretaria Municipal de Saúde, o material será entregue até a próxima semana.
Em processo licitatório anterior, a Secretaria Municipal de Saúde complmentou ainda que não havia recebido propostas válidas para a compra da sonda, fato que atrasou a aquisição do material. No entanto, conforme o município, o problema foi solucionado e o botton será disponibilizado o mais rápido possível aos usuários.