Na manhã deste domingo, 4, o secretário de Saúde, Aírton Soloigo, confirmou a abertura de mais 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até terça-feira, 6.
De acordo com Soligo, neste sábado, 3, foram abertos cinco novos leitos de UTI, e que na tarde deste domingo, 4, mais cinco entram em funcionamento.
A Secretaria de Saúde chamou médicos aprovados em exame seletivo para ocupar as vagas nas Unidades de Terapia Intensiva do estado, mas nem todos compareceram. Daí decidiu pelo chamamento de profissionais de outros estados. Neste domingo chegaram médicos de Curitiba (PR) e de Uberlândia (MG) e já começarão a trabalhar nos leitos abertos hoje.
Nesta segunda-feira, 5, chegam mais dez médicos, que vão trabalhar em outros dez novos leitos de UTI, a serem entregues na terça-feira, 6, garantindo unidades de retaguarda no HGR.
A Secretaria de Saúde estava no limite de leitos de UTI. E, quando assumiu a secretaria, há pouco mais de dois meses, Aírton Soligo dispunha de apenas 47 leitos.
As informações foram repassadas durante uma reunião entre o secretário e o presidente da OAB Roraima (Ordem dos Advogados do Brasil), Ednaldo Vidal.
Vidal colocou a instituição à disposição para ajudar a Saúde e ficou acordado que os dois voltam a se reunir, com a participação do Ministério Público, do Judiciário, do Legislativo e de setores da sociedade civil organizada, a serem convidados.
A nova reunião vai discutir soluções para as demandas da saúde pública do estado, durante a pandemia do coronavírus e o presidente Ednaldo Vidal achou oportuna a união de todos para melhorar a atenção ao setor.