A central de ar na UTI 4 do Hospital Geral de Roraima (HGR) apresentou nova falha nesta terça-feira (11), segundo a irmã de uma paciente por meio de denúncia anônima à Folha. Segundo a direção da unidade de saúde, o problema foi gerado por oscilações de energia.
O aparelho apresentou problemas pela primeira vez na madrugada da segunda-feira (10). Os pacientes permaneceram em um ambiente sem refrigeração até a noite do mesmo dia.
Conforme a irmã da paciente, os funcionários do hospital não souberam dizer o horário em que o aparelho parou de funcionar novamente. A porta da UTI e as janelas ficaram abertas, afirma.
“Muito quente, inclusive, algumas visitas saem até antes por não suportar o calor. A enfermagem e visitantes ficam abanando os pacientes”, explicou, acrescentando que a irmã internada apresentou febre que “o próprio médico não sabe dizer se é por conta do calor”.
Procurada, a Secretaria de Saúde, por meio da Direção Administrativa do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento respondeu às 20h50 que está tomando providências quanto ao problema mencionado e que até o momento não houve a necessidade de transferir pacientes para outra UTI da unidade.
“O HGR informa ainda que a mesma equipe técnica esteve na unidade nessa segunda-feira, 10, quando foi comunicada da falha na climatização da referida UTI. O problema é decorrente de oscilações de energia que vem ocorrendo na cidade. Segundo a equipe técnica, a expectativa é que a situação se normalize agora pela noite”, diz a nota.