Um homem relatou à FolhaBV que procurou quatro unidades básicas de saúde (UBS) para tentar fazer a troca de um curativo no pé direito. No entanto, há uma semana não conseguia assistência de enfermagem.
O denunciante fez uma cirurgia no pé direito no dia 13 de março e foi indicado pelo médico para ir à Policlínica Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, para fazer a limpeza e troca do curativo. No local, foi informado de que o atendimento não era realizado na unidade, mas em alguma UBS de Boa Vista.
“Me mandaram ir no posto da prefeitura, mas lá é impossível conseguir. [Nas UBS] onde eu andei somente dois faziam, mas no momento estavam sem técnico de enfermagem e os outros não tinham sala específica para isso. Resumindo, não tem como fazer curativo em lugar nenhum”, conta o homem.
Na semana passada, ele esteve nas UBS Olenka Macellaro, Sayonara Matos, Senador Hélio Campos e Lupércio Ferreira. Nesta segunda-feira (27), conseguiu atendimento para a limpeza e troca do curativo, apesar disso ficou indignado por não encontrar tão fácil um local e profissional que fizesse o serviço.
“Já entrei em contato com a prefeitura, me pediu os nomes dos postos de saúde que andei e até agora não tive retorno. Consegui fazer o curativo no Olenka depois de ir de novo, em outro horário, mas o difícil é achar profissional que faz”, finalizou.
A FolhaBV entrou em contato para saber se há unidades específicas para o atendimento de curativo e aguarda retorno.