Idoso tem cirurgia no coração cancelada após 32 dias de espera

Sesau informou que a angioplastia será reagendada e o idoso permanecerá em tratamento, recebendo toda assistência médica na unidade

Hospital Geral de Roraima (Foto: Divulgação)
Hospital Geral de Roraima (Foto: Divulgação)

Após 32 dias de espera por uma cirurgia no coração, um idoso, de 62 anos, teve o procedimento cancelado sem explicação no Hospital Geral de Roraima (HGR). A angioplastia estava agendada para essa segunda-feira (17), no hospital conveniado Lotty Íris, mas, segundo a família, o HGR não teria providenciado o transporte para que o paciente fosse levado ao local.

Internado após sofrer um infarto, o idoso foi submetido a um cateterismo e aguardava, desde então, a desobstrução das artérias por meio da angioplastia. “O HGR não levou ele ao Lotty Íris e não nos informou o motivo. Foi falta de transporte? Falta de motorista? O que faltou?”, questionou uma das filhas.

Além da frustração pelo cancelamento, o paciente ficou em jejum por 12 horas à espera pelo procedimento, o que teria gerado ansiedade e elevação da pressão arterial. Familiares relataram que chegaram a buscar a possibilidade de levá-lo por conta própria, o que não foi autorizado.

Eles ainda tentaram relatar a situação à ouvidoria do hospital, mas o setor estava fechado dentro do horário previsto de funcionamento. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o procedimento será reagendado e o idoso permanecerá em tratamento, recebendo toda assistência médica na unidade.