CIAPI

Idosos acima de 60 anos podem participar de centro de cuidados e lazer

O Centro Integrado conta com 217 servidores entre cuidadores, profissionais de saúde e referência do SUS, proporcionando cerca de 1.500 atendimentos de saúde por mês

O Centro atua de maneira preventiva, envolvendo 856 idosos em atividades variadas que promovem a saúde física e mental (Foto: Divulgação)
O Centro atua de maneira preventiva, envolvendo 856 idosos em atividades variadas que promovem a saúde física e mental (Foto: Divulgação)

A população acima de 60 anos pode participar do Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa (Ciapi), um espaço que tem o objetivo de promover não apenas cuidados de saúde, mas também atividades que proporcionam um envelhecimento ativo e saudável.

Para participar das atividades do Ciapi, é necessário realizar a matrícula, entregando os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e uma foto 3×4. O centro está localizado na rua Cabo PM Lawrence de Melo, 259, bairro Caranã.

Atendimento Especializado no Ciapi: 

O Ciapi não é apenas um local de atendimento para casos mais críticos, como o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social e sem referências familiares. O Centro atua de maneira preventiva, envolvendo 856 idosos em atividades variadas que promovem a saúde física e mental.

Segundo Eude Brito, gerente do Ciapi, o centro oferece serviços de saúde, incluindo médico, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social e psicologia. Além disso, são desenvolvidas atividades como oficinas de capacitação, terapia ocupacional, cultura, esportes e geração de renda.

(Foto: Divulgação)

Maria da Conceição, beneficiária do programa há nove anos, compartilha sua experiência: “Aqui temos muitas atividades, saúde e alegria. Gosto muito desta casa, me sinto bem aqui, nós dançamos, fazemos apresentações de música e nos levam para conhecer vários lugares. Eu tenho mais saúde nesta casa”, destaca.

O Centro Integrado conta com 217 servidores entre cuidadores, profissionais de saúde e referência do SUS, proporcionando cerca de 1.500 atendimentos de saúde por mês.

Suelen Tamiles, terapeuta ocupacional, explica o processo de atendimento. “O centro oferece diversas atividades socioassistenciais, desde hidroginástica, informática, artesanato, fisioterapia, até atividades culturais. Para que eles entrem nessas atividades de maneira adequada, é necessário fazer uma triagem com a equipe de saúde, verificando a condição social, psicológica, encaminhamento médico, construindo assim uma rotina saudável para o idoso.”

Sobre o Ciapi:

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa, criado em novembro de 2012, tem se destacado como um espaço que vai além do atendimento médico. Com uma variedade de atividades, eventos e ações culturais, o Ciapi se consolida como uma comunidade de cuidado e integração para a terceira idade.