A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) informou que o Hemoraima passou a adotar novas medidas para a doação de sangue a partir desta semana. Após testar positivo para Covid-19, infectados que apresentarem sintomas leves ou moderados ficam inaptos para novas doações durante 10 dias. Anteriormente, o prazo era de 30 dias.
“Para pessoas que tiverem contato com alguém que apresentou resultado positivo para o vírus, a doação só poderá ser realizada 7 dias após o contato”, conforme orientou a secretaria. De acordo com a pasta, as novas medidas para doação de sangue foram atualizadas em razão da pandemia da Covid-19 pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Sesau informou, ainda, que todas as recomendações do Ministério da Saúde estão sendo aplicadas. “O Hemoraima continua tomando todos os cuidados necessários para receber o público, sempre fazendo a orientação sobre a importância do distanciamento, disponibilizando álcool em gel e reforçando sobre a necessidade de higiene das mãos para que haja a segurança necessária, especialmente durante o período de pandemia”, reforçou.
Quem pode doar e como
Para realizar o procedimento basta estar saudável, bem alimentado, descansado e portar um documento oficial com foto. Além disso, não precisa realizar agendamento, chegando ao local os profissionais farão uma avaliação e será realizada a doação de sangue.
O doador precisa ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação) e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal e também precisam estar com cópia da identidade.
Com uma única doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Então, se você está saudável e tem mais de 16 anos, abrace essa causa e procure o Hemoraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). A Unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.