Saúde e Bem-estar

Instituições promovem ações sobre aleitamento materno em abrigos e UBS

As equipes de saúde do projeto Emergência Roraima realizam palestras sobre a importância do leite materno para crianças de zero a seis meses

Em celebração ao Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promovem programação em abrigos de imigrantes e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A programação ocorre durante todo o mês de agosto. As equipes de saúde do projeto Emergência Roraima realizam palestras que tratam sobre a importância do leite materno humano, como alimentação exclusiva, para crianças de zero a seis meses de idade. O objetivo é apresentar os benefícios da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê. As mães terão a oportunidade de conhecer e aprender sobre os cuidados para com alimentação

Mamaço virtual

O Tema da Semana Mundial da Amamentação de 2021 é “Aleitamento Materno:  Responsabilidade de Todos, e como proposta de conscientização, nessa quinta-feira (12), às 15h30, ocorrerá o mamaço virtual.

As mães, na companhia dos bebês, se reunirão virtualmente para amamentar, compartilhar experiências e promover o entrosamento entre as participantes. Pra participar os interessados devem acessar o link https://unicef.zoom.us/j/92738199109.

O objetivo do mamaço de acordo com a oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF, Daiana Pena, “é reunir o maior número de mulheres amamentando ao mesmo tempo, chamando a atenção para a importância do aleitamento materno, principalmente a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, todos os benefícios que o aleitamento traz para a criança e para a mãe, bem como chamar a responsabilidade para toda a sociedade que precisa se envolver no apoio às mulheres que amamentam, então será um momento que acontecerá ao mesmo tempo em três estados: Amazonas, Pará e aqui em Roraima, nos espaços que recebem refugiados e migrantes, pois entendemos que esse assunto precisa de atenção é um trabalho de saúde pública”, explicou Daiana.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.