A irmã de uma paciente oncológica, atualmente internada na UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR), entrou em contato com a Folha para denunciar a falta do medicamento Bosentana no Estado. A irmã, que preferiu não se identificar, denunciou ainda uma possível negligência da equipe médica que recebeu a paciente no dia 23 de agosto, data que deu entrada na unidade.
Segundo a denúncia, a paciente deu entrada no hospital se sentindo cansada e foi internada. Contudo, nenhum exame teria sido feito na mesma. Somente uma semana depois, conforme relato, foi descoberto que a paciente teve uma tromboembolia pulmonar.
A paciente teria piorado na sexta-feira, 1, e chegou a receber oxigênio, mas foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira, 4, após pressão dos familiares. Na UTI, a denunciante foi informada pela equipe que, na verdade, a paciente teria sofrido um problema no coração.
“Ela entrou andando aqui e agora, por negligência médica do Bloco E e por não terem feito os exames corretos quando ela deu entrada, ela tá na UTI lutando pela vida. Estão tentando de tudo mas precisam dessa medicação urgente”, relatou a irmã.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Secretaria de Saúde informa que a paciente tem recebido toda a assistência da equipe oncológica da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima, e que a afirmação de negligência não procede.
De acordo com a Coordenação da Unacon-RR, a referida paciente deu entrada na unidade com queixa aguda de dispneia com cianose, sendo também avaliada pela cardiologia do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). A tomografia realizada não indicou doença infecciosa ou sinais de linfangite.
Ainda segundo a Unacon-RR, o laudo da angiotomografia realizada na paciente não encontrou presença de trombo de vasos principais, mas que, considerando o tempo entre os sintomas e achados dos exames, a equipe da unidade optou por manter o protocolo médico com anticoagulante. Ela segue no momento internada na UTI cardiológica do HGR.
Com relação à falta de Bosentana no HGR, a CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) informou que um novo lote do medicamento chegou ao Estado nesta quarta-feira, 6, e que estará sendo repassado à farmácia do HGR nesta quinta-feira, 7.
Vale lembrar ainda que qualquer queixa relacionada à prestação de serviços na rede estadual de saúde deve ser comunicada de imediato à Direção Geral ou à Ouvidoria da unidade.
Outra opção é fazer a reclamação presencialmente na Ouvidoria Geral da Rede Estadual do SUS, que está funcionando na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, bairro dos Estados (no prédio do TFD). As reclamações também podem ser formalizadas no e-mail: [email protected] ou ainda pelo telefone (95) 98410-6188.