SAÚDE

Jejum para fazer exame de sangue é realmente necessário?

Entre profissionais existem diversas compreensões sobre a necessidade do jejum. No entanto, prática é consenso para alguns exames específicos.

Compreensões divergem mas em alguns casos há consenso (Foto: Gab13/Thinkstock)
Compreensões divergem mas em alguns casos há consenso (Foto: Gab13/Thinkstock)

Ao sair de uma consulta médica com um pedido de exame de sangue, é comum se deparar com a orientação de comparecer em jejum para a coleta. No entanto, será que essa prática é sempre necessária?

Antigamente, o jejum era padrão para diversos exames sanguíneos, como glicose, colesterol e contagem de células sanguíneas. No entanto, com o avanço da tecnologia e das técnicas de análise, essa necessidade tem sido questionada.

Segundo especialistas, a maioria dos exames de sangue realizados no Brasil não requer jejum. A exceção é a dosagem de glicose, exigida internacionalmente com um jejum prolongado de 8 horas para diagnosticar diabetes tipo II.

Uma alternativa para o diagnóstico do diabetes sem jejum é o exame de hemoglobina glicada, que analisa a variação dos níveis de glicose nos últimos 90 dias. Esse método é considerado mais significativo do que uma medição pontual de glicose.

Quanto ao perfil lipídico, responsável por medir o colesterol total e suas frações, a necessidade de jejum tem sido questionada com base em novas evidências científicas. No entanto, em alguns países como a Espanha, ainda se exige jejum de 9 a 12 horas para esse exame.

Além disso, a questão do horário da coleta também é relevante. Alguns parâmetros sanguíneos, como os níveis de testosterona, ferro e cortisol, variam ao longo do dia, sendo recomendável realizar os exames pela manhã.

Diante desse cenário, é essencial conversar com o médico sobre a necessidade de jejum ou não para a realização dos exames. Além disso, realizar os exames sempre na mesma faixa de horário pode contribuir para uma interpretação mais precisa dos resultados.

Ficou na dúvida? Confira a lista dos exames e se eles exigem ou não o jejum

Glicose: necessidade de jejum de 8 horas.
HbA1c: sem necessidade de jejum.
Perfil lipídico: pode ser realizado sem jejum. Mas, em alguns casos, o médico pode solicitar a realização desse exame com jejum de 12 horas.
Ferro: pode ser realizado sem jejum. Mas, em alguns casos, o médico ou o laboratório podem solicitar jejum de 3h a 8h. Preferência por realizá-lo pela manhã.
Vitamina B12: pode ser realizado sem jejum. Mas, em alguns casos, o médico ou o laboratório podem solicitar jejum de 3h a 8h.
Testosterona: pode ser realizado sem jejum. Mas, em alguns casos, o médico ou o laboratório podem solicitar jejum de 3h a 8h. Preferência por realizá-lo pela manhã.
Função renal: sem jejum.
Função da tireoide: sem jejum.
Fígado (GGT): tempo de jejum pode variar de 3h a 8h, a depender do laboratório.
Marcadores tumorais como PSA, CEA, AFP, CA125, CA19.9 etc: sem necessidade de jejum.
Testes genéticos: sem necessidade de jejum.
Hemograma: sem necessidade de jejum.