Você já ouviu falar em laserterapia? Sabe o que é e como funciona? A laserterapia é um tratamento realizado com laser de baixa potência que emite comprimento de onda vermelho e/ou infravermelho. Essa luz emitida é absorvida no tecido e transformada em energia, o que promove a restauração da função celular e o reparo tecidual. Além de acelerar o processo de cicatrização, analgesia e ter ação anti-inflamatória.
De acordo com a enfermeira Tayná Macedo, especialista em centro cirúrgico, não há idade mínima ou máxima para aderir ao tratamento, inclusive, ele pode ser realizado em crianças desde os primeiros anos de vida.
Tayná explica que os benefícios clínicos da laserterapia podem ser vistos em procedimentos que vão desde questões estéticas até situações mais graves, como o tratamento de cicatrizes, ferimentos, hematomas, queimaduras, neuralgias e inflamações localizadas.
Ou seja, segundo a enfermeira, o tratamento é usado para promover analgesia e reduzir o quadro inflamatório rapidamente, assim acelerando a cura das lesões orais e diminuindo possíveis danos.
“Além dos tratamentos citados, a laserterapia tem muitas outras finalidades, como tratamento de doenças crônicas como asma, bronquite, pneumonia, reumatismo, artrite e artrose”, informou Tayná.
Em crianças a laserterapia costuma a ser utilizada para amenizar a irritabilidade causada pela erupção dos primeiros dentes, a aplicação rápida e indolor. As lesões orais aftosas podem ser iniciadas por infecções virais, causadas pelo vírus da herpes simples ou pelo vírus responsável pela herpangina e pela Síndrome mão-pé e boca.
“Para os pequenos, é usado para tratar casos de pós-operatório, tratamento de otite, rinite, sinusite, bronquiolite, asma e pneumonia, além de auxiliar no aumento da imunidade também”, informou Tayná.
Confira abaixo alguns benefícios do tratamento com laserterapia em crianças
-
Alivia o desconforto da erupção dos primeiros dentes;
-
Melhora a Sensibilidade dentinária;
-
Melhora no Pós cirúrgico;
-
Reduz hematoma e edema.