Recentemente, uma postagem no X (antigo Twitter) viralizou ao contar um episódio em que uma mulher lavou um frango com água sanitária, o que gerou debates e questionamentos sobre os métodos adequados de preparo de aves. Aqui, explicamos os perigos associados à lavagem de aves, especialmente com substâncias químicas, e outros alimentos que também não devem ser lavados antes do cozimento.
Riscos da proliferação de bactérias
Quando lavamos aves cruas na pia, a água que respinga pode espalhar bactérias, como Campylobacter e Salmonella, por até 50 cm ao redor da área de lavagem, de acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Isso aumenta o risco de contaminação cruzada, onde outros alimentos e superfícies podem ser afetados.
Os perigos de usar água sanitária no preparo de alimentos
A água sanitária é uma substância química forte, não destinada ao consumo humano. Ao entrar em contato com alimentos, pode deixar resíduos químicos, mesmo que em quantidades mínimas. Consumir esses resíduos pode levar a irritações no estômago, náuseas e outros problemas de saúde.
O CDC indica que bactérias como Campylobacter e Salmonella são comuns em aves cruas e podem causar doenças graves quando ingeridas. Os sintomas incluem diarreia, febre e dores abdominais e, em alguns casos, podem levar a complicações mais sérias.
Outros alimentos que não devem ser lavados
Ovos, por exemplo, possuem uma camada protetora natural que pode ser removida com a lavagem, tornando-os vulneráveis à contaminação. Carne moída, por sua vez, ao ser lavada, pode espalhar bactérias de sua superfície para toda a massa da carne.
Fontes: Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Instituto de Pesquisa de Alimentos e Nutrição.