Pilhas de lençóis, sacos cheios de pano e lixo hospitalar. É assim que se encontra o bloco D do Hospital Geral de Roraima (HGR), de acordo com imagens e vídeos encaminhados anonimamente à FolhaBV por funcionários. O local, que está em reforma há três anos, acumula também sujeira e ratos.
No relato, o denunciante informa que os lençóis eram armazenados para serem lavados posteriormente, mas que nos últimos meses o hospital não estaria conseguindo realizar o trabalho. Uma empresa era responsável pelo serviço mas parou de realizá-lo por falta de pagamento por parte do Governo do Estado.
“A empresa que era responsável por lavar parou a mais de um mês, começou a ser lavado aqui mas acho que não deram conta”, explicou o denunciante.
Em vídeos encaminhados para a redação, mostra que ratos andam pelo espaço atraídos pela sujeira e acabam invadindo outras áreas do hospital.
Sesau diz que situação foi normalizada mas denunciantes contestam
A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e por meio de nota, a secretaria informou que o material foi descartado seguindo todos os critérios ainda na manhã de hoje, 3, e que a situação foi normalizada.
A FolhaBV teve acesso a vídeos que mostram, ainda na tarde desta quarta-feira, 3, que os objetos continuam no local e não houve nenhum descarte.