SAÚDE

Limpeza correta de alimentos pode te salvar de bactéria. Saiba como:

A bactéria pode ser transmitida através da saliva, água ou alimentos que não passaram por uma limpeza correta e tiveram contato com fezes contaminadas

Limpeza correta de alimentos pode te salvar de bactéria. Saiba como:

Principal causadora da gastrite e úlceras gástricas, a bactéria H. pylori pode causar sofrimento aos pacientes com sintomas como dores abdominais, queimação, vômito, enjoo, gases em excesso e até fezes com sangue. Uma das formas de evitar esse contágio é a limpeza correta dos alimentos antes de ingerir.

Segundo especialistas, a bactéria pode ser transmitida através da saliva, água ou alimentos que não passaram por uma limpeza correta e tiveram contato com fezes contaminadas. Normalmente, acontece da contaminação dos alimentos ocorrer com mais frequência em lugares que não contam com saneamento básico eficiente ou quando não há cuidados com a higiene pessoal.

Para evitar a bactéria, a principal recomendação é estar constantemente atento e cuidadoso com a higiene pessoal, especialmente das mãos que preparam a comida, além dos alimentos e de tudo o que pretende ser consumido. O alerta fica especialmente para a limpeza correta da comida, como no caso das aves. Em reportagem recente da FolhaBV foi explicado os perigos associados à lavagem do frango, especialmente com substâncias químicas, e outros alimentos que também não devem ser lavados antes do cozimento.

TRATAMENTO – O médico alerta que em muitos casos, a bactéria pode não apresentar sintomas relevantes, mas ainda assim causar a formação de úlceras (ferimentos) estomacais, principal sintoma da doença. Por isso, a importância da realização de exames de rotina em caso de diagnóstico precoce. Caso haja suspeita da contaminação, a recomendação é buscar um médico especialista o quanto antes para o tratamento mais adequado.

O tratamento contra o H. pylori é, essencialmente, medicamentoso. Ou seja, o paciente deverá fazer uso de medicamento antibiótico por cerca de duas semanas para que a bactéria seja eliminada do organismo e que os sintomas desapareçam.

É fundamental seguir o tratamento rigorosamente da maneira que o médico indicar, pois tomar o remédio de forma errada ou deixar de tomar impede a recuperação e permite que a bactéria se torne resistente ao medicamento.