Má digestão, excesso de fome, cansaço excessivo, ansiedade e irritabilidade são apenas alguns dos sintomas que ocorrem durante desequilíbrio hormonais. Apesar de poder ter outras causas, o desequilíbrio hormonal é um desencadeante bastante frequente destes problemas. A boa notícia, é que com o diagnóstico correto é possível controlar os sintomas com facilidade.
De acordo com o bioquímico Roosevelt Pontes e Diretor Técnico do Laboratório Pontes de Albuquerque, as causas são muitas e variadas e se deve a vários fatores: desde predisposição familiar, até problemas em nossa alimentação.
São os hormônios que regulam o crescimento, fornecendo energia, regulam os níveis de sal e açúcar no sangue, enfim, são indispensáveis. Qualquer pequena alteração pode nos fazer sofrer alguns sintomas, os quais devemos reconhecer.
“Embora este tipo de problemas seja mais comum nas mulheres, devido a fases normais da vida como menopausa, menstruação ou gravidez, eles também podem afetar os homens, especialmente após os 50 anos devido à andropausa. Além disso, os níveis hormonais podem ainda variar devido aos padrões de sono, excesso de estresse ou dieta desiquilibrada, sendo importante estar atento a alguns sinais” ressalta.
Os hormônios controlam muitas funções do organismo, sendo que uma delas é a sensação de fome (Foto: Divulgação)
Dificuldade para pegar no sono
Este problema é mais comum em mulheres devido à redução do hormônio feminino progesterona. Este hormônio possui uma propriedade natural que ajuda o organismo a relaxar, facilitando pegar no sono durante a noite.
Assim, quando existe um desiquilíbrio hormonal que afete esse hormônio a mulher pode ter mais dificuldade para dormir e pode até sentir-se mais agitada e ansiosa durante o dia.
Excesso de fome
Os hormônios controlam muitas funções do organismo, sendo que uma delas é a sensação de fome. Por isso, quando alguns hormônios, como a grelina, estão mais altos que outros, como a oxintomodulina e a leptina, por exemplo, é possível sentir mais fome, mesmo depois de já ter almoçado ou jantado.
Má digestão e outros problemas digestivos
Ansiedade é um dos sinais mais evidentes de alterações hormonais bruscas (Foto: Divulgação)
Embora não seja um sinal direto de alterações hormonais, os problemas digestivos, como excesso de gases e má digestão, podem indicar que se está comendo mais que o normal ou ingerindo muitos produtos industriais. E isso, normalmente acontece quando existe um desiquilíbrio dos hormônios da fome ou da progesterona e da testosterona, por exemplo.
Além disso, em caso de hipotireoidismo, também pode acontecer digestão mais lenta e sensação de estômago cheio por mais tempo, pois a diminuição dos hormônios da tireoide reduzem a velocidade do funcionamento de todo o corpo.
Cansaço excessivo durante o dia
Os hormônios da tireoide controlam o metabolismo e, por isso, se existir uma redução na sua produção, o corpo começa a funcionar mais lentamente, diminuindo o ritmo cardíaco e até o funcionamento mental.
Assim, é possível ter-se menos energia e sentir mais cansaço durante o dia, além de dificuldade para pensar e se concentrar.
Ansiedade, irritabilidade ou depressão
Este é um dos sinais mais evidentes de alterações hormonais bruscas, especialmente na menopausa, quando as situações que antigamente eram normais começam a provocar sintomas de trsiteza, ansiedade ou irritabilidade excessiva.
Excesso de espinhas ou acne
O aumento do hormônio testosterona é responsável por causar excesso de oleosidade da pele e, por isso, tanto homens como mulheres podem apresentar excesso de espinhas ou acne persistente devido à oleosidade da pele, especialmente quando a testosterona está muito mais alta que os outros hormônios do organismo.
O que se deve fazer?
Quando surge algum destes sinais é recomendado consultar um médico especialista, um ginecologista, no caso das mulheres, ou um urologista, no caso do homem para fazer exames de sangue e avaliar os níveis de hormônios e identificar se realmente existe algum desiquilíbrio hormonal ou se se está entrando numa fase da vida como a menopausa nas mulheres ou a andropausa nos homens.
“Após procurar um médico da sua confiança, o passo seguinte é fazer os exames de sangue para medir as taxas hormonais, e assim conseguir um diagnóstico mais acertado do que a pessoa está sentindo. Além disso, fazer os exames de check-up pelo menos uma vez por ano, auxilia o médico no controle e tratamento de possíveis doenças.” Explica o médico.
O Laboratório Pontes de Albuquerque oferece o serviço e está localizado na R. Cel. Mota, 1409 – Centro. Tel.(95) 3224-9197.