Saúde e Bem-estar

Mãe denuncia falta de materiais em Hospital da Criança

Criança tem dificuldade de ingerir e precisa de materiais específicos para alimentação diária

A mãe de uma criança de 11 meses de idade denunciou que o Hospital da Criança Santo Antônio está sem frascos, seringa, soro e material específico para passar a alimentação do filho, que tem dificuldade de engolir.

Agenesia do corpo caloso é o diagnóstico da criança, que deu entrada no Hospital com pneumonia e permanece internado há sete dias. A mãe, que preferiu não se identificar, explicou que o filho se alimenta por meio de equipos. 

O equipo possibilita a passagem do leite diretamente para o intestino da criança, de forma adequada. “Como não tem o frasco, a equipe médica está esvaziando os soros pra poder colocar o leite dentro. A situação é precária, algo que não era pra faltar dentro de um hospital. Nossos filhos sofrem por conta disso, acabam vomitando quando não conseguem esses frascos, porque o leite desce rápido demais e a gente precisa passar com a seringa”, disse a mãe.


Ao se alimentar por meios inadequados, criança vomita o leite (Foto: Arquivo pessoal)

A criança precisa se alimentar de três em três horas e todas as vezes, por recomendação médica, é necessário que seja feito o uso de um equipo novo. “Já quiseram até reutilizar os frascos, mas a nutricionista já tinha me alertado que não era pra eu aceitar, porque o usado deve ser descartado”, contou a mãe que acompanha o filho no Hospital.

Ela contou que além do filho, outras crianças, que usam sonda nasogástrica, enfrentam a mesma situação. 

A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Prefeitura de Boa Vista informa que a criança está sendo assistida pela equipe do Hospital da Criança Santo Antônio. O que ocorreu foi um problema com o fornecedor da alimentação em questão, mas nenhum paciente foi prejudicado. A gestão já está tomando todas as medidas necessárias para regularizar essa situação o quanto antes.