Uma mãe denunciou que teria ido quatro vezes à Maternidade Nossa Senhora de Nazareth para que fosse realizado o teste do olhinho no filho recém-nascido e não foi atendida por falta de médico. Como o bebê já tem um mês, foi orientada a pegar encaminhamento para o Hospital da Criança Santo Antônio.
O menino nasceu dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira, e recebeu alta, juntamente com a mãe, cerca de três dias depois. Na ocasião, informaram à ela que não seria possível realizar o teste do olhinho porque a criança era muito nova.
“Na sexta-feira tentamos fazer o teste do olhinho mas não foi possível por ele ser muito novo. Tivemos alta no final de semana e eu vim para o interior, Paredão. Fui quatro vezes daqui do interior para a cidade para tentar fazer o teste do neném antes dele completar 28 semanas, mas nunca tinha médico para fazer o teste”, conta a mãe de segunda viagem.
A última tentativa da mulher foi dia 13 de março e desta vez teria sido orientada, pela direção da Maternidade, a ir ao Hospital da Criança. Ontem (21), a mãe foi à unidade e soube que teria que marcar o oftalmologista com encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Como mãe, fico muito preocupada, pois em 2019 tive uma filha e não estava tendo teste do ouvido. Em 2022 descobrimos que minha filha é deficiente auditiva. O teste teria que ser feito na maternidade mas como não tinha médico para atender, agora terei que ir no hospital da criança”, relatou.
A Secretaria de Saúde (Sesau) foi procurada para saber o que teria motivado a falta de realização do exame, que deve ser feito no primeiro mês de vida da criança. Em resposta à FolhaBV, informou que “averiguou a reclamação junto ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e, segundo a Direção Geral da unidade, o teste do olhinho em recém-nascidos está ocorrendo normalmente”.
A maternidade ainda contou que o serviço foi interrompido na primeira semana de março devido ao afastamento de um médico que atuava no setor, mas que o problema já teria sido resolvido.