O dia nacional da mamografia é celebrado todo ano no dia 5 de fevereiro e durante esse mês é feita uma campanha para sensibilizar mulheres quanto ao risco do câncer de mama. O exame mais preciso para detectar a doença é a mamografia. Em Roraima, na rede pública de saúde, o exame pode ser feito no Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, que desde outubro de 2021 atende pacientes da capital e do interior quando são referenciadas por uma Unidade Básica de Saúde. Desde então, foram realizadas 1.024 mamografias em Boa Vista.
O exame é realizado através de um aparelho de raio X chamado mamógrafo, que identifica alterações suspeitas em caso de sinais de câncer de mama. Esse equipamento permite que as imagens sejam disponibilizadas de maneira totalmente digital, possibilitando que a paciente receba o laudo médico em seu próprio celular e o apresente para o médico especialista em qualquer ocasião, sem correr o risco de perder ou esquecer o exame. Outra unidade onde é possível fazer o exame é Hospital do Amor.
Além disso, o equipamento também dispõe de diagnósticos mais precisos e uma ampliação nos atendimentos. Segundo especialistas, é comum que muitas mulheres adiem o exame e não procurem realizá-lo com antecedência, impossibilitando o tratamento precoce da doença. Devido a isso, quando buscam pelo exame tardiamente, se deparam com o nódulo já grande. Para que isso seja evitado, é importante que o exame seja evidenciado e divulgado para o tratamento preventivo desde cedo.
Em Roraima, em relação ao câncer de mama, se for constatada alguma alteração potencialmente maligna na paciente, ela é encaminhada ao Centro de Referência. Após realizar todos os exames e em caso positivo de câncer, a paciente é encaminhada para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), onde é feita uma avaliação para definir o melhor tratamento de acordo com cada caso.