Mais de 18 mil pessoas foram atendidas pelo Programa Farmácia Popular de Roraima

Durante o inicio de 2023, o programa atendeu mais de 18 mil pessoas em Roraima

Em um mês, mais 1,3 mil pessoas no estado passaram a receber gratuitamente medicamentos para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. (Foto: Divulgação)
Em um mês, mais 1,3 mil pessoas no estado passaram a receber gratuitamente medicamentos para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. (Foto: Divulgação)

Durante os meses de janeiro de 2023 e julho de 2024, o Programa Farmácia Popular de Roraima registrou um atendimento de mais de 18 mil pessoas, com a distribuição gratuita de medicamentos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção.

O número representa um aumento significativo em relação aos 11 mil atendimentos registrados em 2022. A ampliação do programa, anunciada em 10 de julho pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, trouxe novos benefícios para a população do estado. Com a atualização, mais 1,3 mil pessoas passaram a ter acesso gratuito a medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.

 A nova medida, oferece que 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente, beneficie 2,1 milhões de brasileiros em apenas um mês. Ultimamente os medicamentos mais retirados nas farmácias em todo o país foram:

  • Sinvastatina 20 mg (38,8 mil pessoas beneficiadas), utilizado no tratamento do colesterol alto;
  • Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da doença de Parkinson;
  • Budesonida 50 mcg (12,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da rinite. 

Os remédios passaram a ser disponibilizados gratuitamente à população a partir de julho. Para atender a mais de dois milhões de pessoas, o Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões. 

O programa Farmácia Popular oferta 41 tipos de produtos para diferentes tipos de tratamentos, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes. 

O Ministério da Saúde busca expandir o Programa Mais Médicos para cobrir 93% do Brasil. Até agora, 536 novas farmácias foram credenciadas em 380 municípios e se juntaram ao programa. Desses municípios, 352 nas regiões Norte e Nordeste ganharam suas primeiras farmácias. Para alcançar esse objetivo, o Ministério abriu o credenciamento para novos estabelecimentos em 811 cidades de todo o país, priorizando os municípios que fazem parte do programa.