O Brasil enfrenta um aumento preocupante nos casos de dengue, e para combater essa realidade, o governo federal está mobilizando as escolas públicas de todo o país contra o mosquito Aedes aegypti. Essa iniciativa não apenas busca conscientizar estados e municípios, mas também marca a retomada do Programa Saúde na Escola, que foi reestruturado em 2023. Ao todo, 440 escolas em Roraima estão participando dessa mobilização.
O evento de abertura, intitulado “Brasil Unido Contra a Dengue: Combate ao Mosquito nas Escolas”, ocorre durante a semana de início do calendário escolar das instituições públicas. Aberto à comunidade local, o programa conta com a presença de agentes de combate às endemias, que enfatizaram a importância da eliminação de focos do mosquito e seu papel crucial na proteção da comunidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão nos domicílios, em locais como vasos de plantas, recipientes descartáveis e materiais em depósitos de construção.
Recentemente, o Ministério da Saúde destinou recursos adicionais, elevando para R$ 1,5 bilhão o montante disponível para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento das emergências, como o aumento dos casos de dengue. Além disso, foi anunciada uma aceleração na liberação de recursos para as regiões que declararem emergência devido à dengue ou outras arboviroses.
Durante o evento, as crianças serão vacinadas contra a dengue e outras doenças conforme o calendário infantil de imunização. Um ponto de multivacinação foi estabelecido para enfatizar a importância da vacinação completa, visando proteger esse grupo vulnerável que registra altas taxas de hospitalização devido à dengue. No entanto, o Ministério da Saúde reforça que a principal medida de prevenção ainda é eliminar os criadouros do mosquito, destacando a importância do apoio dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.
O Programa Saúde na Escola, criado em 2007, é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, visando promover saúde e educação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino. Em 2023, o programa foi ampliado para abordar diversas temáticas, como prevenção de violência, saúde sexual e reprodutiva, e teve uma adesão recorde de municípios.
Durante os próximos meses, as escolas participantes realizarão uma série de atividades lúdicas, como gincanas, teatros educativos e palestras, para sensibilizar os alunos sobre a importância do combate à dengue. Além disso, serão divulgados guias educativos, podcasts e vídeos com a participação das comunidades escolares, buscando engajar toda a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti.