Saúde e Bem-estar

Mais de 5 mil crianças foram infectadas pela covid-19 em Roraima

Hospital Santo Antônio está com 82% de leitos ocupados com crianças de até 12 anos

Vinte e sete crianças estão internadas com covid-19 no único hospital infantil de boa vista, o Santo Antônio. As informações são do último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), sábado (5). Destas, 27 crianças estão em leitos clínicos.

Desde o início da pandemia, 5.051 crianças menores de 1 ano a 9 anos de idade já foram contaminadas no Estado, segundo a última atualização dos dados do painel da covid-19.

Com as novas variantes em circulação no país, o número de crianças infectadas aumentou. São 2.433 casos confirmado em crianças de 1 a 4 anos de idade, 2.618 casos em crianças de 5 a 9 anos.

Em Roraima 25 crianças morreram em decorrência da covid-19, foram 17 mortes em crianças menores de 1 anos de idade.

A transmissão acende alerta, principalmente neste período em que outras doenças infectocontagiosas preocupa os pais. A médica infectologista Luciana Lopes Albuquerque conta que as crianças são assintomáticas e não transmissoras. “Realmente teve um aumento no número de casos do Covid-19, mas nesse momento estamos vivenciando uma síndrome gripal na cidade, ou seja, é necessário todo cuidado”, disse.

Na opinião da infectologista, o retorno das aulas presenciais em algumas unidades de ensino não é um problema se todos obedecerem os protocolos de segurança. “Voltando com os cuidados necessários, não vejo problema e sim solução, pois as crianças estão tendo problema, adoecendo com esse isolamento”, diz Luciana. Sobre sequelas, a especialista disse que é possível que crianças tenham algum problema pulmonar, como cansaço e síndrome inflamatória.

Principais sintomas

Os sintomas da COVID-19 em crianças são mais leves que os do adulto e incluem:

• Febre acima de 38ºC
• Tosse persistente
• Coriza
• Dor de garganta
• Náuseas e vômitos
• Cansaço excessivo
• Diminuição do apetite

Os sintomas são semelhantes aos de qualquer outra virose e, por isso, também podem ser acompanhados de algumas alterações.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.