No final da manhã deste sábado, 20, o Estado de Roraima recebeu do Ministério da Saúde 5.800 novas doses de vacinas Coronavac que serão utilizadas para ampliar a vacinação dos idosos
Os imunobiológicos foram recebidos no Aeroporto Internacional de Boa Vista pelas equipes do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Ministério da Saúde e Polícia Federal, responsável pelo apoio logístico para o transporte até a sede do PNI.
De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, as vacinas que chegaram hoje serão utilizadas para aplicação da primeira dose para que seja alcançado o maior número de idosos.
“As novas vacinas reforçarão o trabalho de imunização das pessoas que integram o grupo já definido pelo MS como prioritário para a vacinação até o momento. Além desse grupo formado por idosos e deficientes, com mais de 18 anos, institucionalizados e trabalhadores da saúde, será possível imunizar também idosos com mais de 65 anos”, esclareceu.
Valdirene reforça que a destinação das doses é definida pelo Plano Nacional de Imunizações, elaborado pelo Ministério da Saúde, e Roraima, assim como os demais estados, segue as orientações do MS.
Nesse domingo está prevista a chegada de mais uma remessa de vacinas – Desta vez, deverão ser recebidas 1.500 doses da vacina Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz.
“As 1.500 doses que o Estado de Roraima receberá amanhã serão utilizadas para atender a população ribeirinha que está sendo contemplada de acordo com o Plano Nacional e o Plano Estadual. Já estava prevista a ampliação para este público, seguindo o fluxo”, complementou.
Com a nova remessa, Roraima alcança 125.860 vacinas recebidas pelo MS até o momento, e já distribuiu mais de 93.000 vacinas para os distritos indígenas e para todos os municípios.
Desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, 44.352 pessoas já foram vacinadas, até agora, sendo 28.862 primeira dose e 15.490 segunda dose.
“Acreditamos que nos próximos dias será possível avançar ainda mais com o trabalho e a ampliação do público alvo de vacinação, alcançando o maior número de idosos. Pra gente esse é um momento importante para o Estado que segue firme atendendo as orientações do Governo Federal”, finalizou.