O marketing de conteúdo tem sido uma das estratégias para propagar a campanha do Outubro Rosa, que estão com um volume alto de pesquisas nos mecanismos de busca, por meio de artigos e materiais educativos aonde as pessoas vão à busca de informações sobre as melhores práticas de prevenção e cuidado.
Nas redes sociais, o público entra em contato com uma quantidade diversificada de informações, seja em publicações de amigos ou notícias.
Para o publicitário Fabiano de Cristo, o marketing é uma ferramenta de gestão, que deve ser bem executada para gerar bons resultados, principalmente nesse movimento internacional de conscientização.
“A campanha Outubro Rosa é uma causa nobre e, portanto, deve ser trabalhada para despertar nas mulheres a importância da prevenção contra o câncer de mama. De forma acredito que o marketing e suas ferramentas tem um importante papel nesse processo. Além da conscientização sobre a prevenção, os cuidados e a fazerem exames”, disse Fabiano.
A campanha também tem sido usada comercialmente pelas empresas, a fim de aumentarem suas vendas e conscientizarem a sociedade, e em especial às mulheres, as ações de marketing realizadas pelas instituições com apoio das empresas, potencializam esses resultados.
A conscientização gerada pelas campanhas publicitárias vem também de forma solidária, empresas destinam partes das vendas geradas pelo marketing da campanha do Outubro Rosa a ONG’s e hospitais.
“O Outubro Rosa difere das campanhas comemorativas do varejo, como dia dos pais e dia das mães. Entretanto, é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, seu objetivo é a disseminação de ideias no intuito de influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição. E isso é uma forma de marcas que abraçam a campanha serem lembradas pelos consumidores na hora de decisão de compra”, acrescentou.