MATERNIDADE: funcionários denunciam atuação de médicos sem especialização. Sesau nega

Sesau diz que clínicos gerais atuam apenas na triagem da emergência da maternidade, seguindo as escalas estabelecidas

Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Pedro (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Pedro (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Profissionais do Hospital Materno Nossa Senhora de Nazareth procuraram a Folha para denunciar anonimamente que médicos recém-formados e sem especialização estariam atuando em setores críticos do hospital, como emergência e sala de parto.

Segundo os relatos, esses profissionais estariam realizando procedimentos de alta complexidade, incluindo cesarianas, sem a qualificação adequada, o que colocaria em risco a saúde das gestantes e dos recém-nascidos.

“Ultimamente médicos sem especialidade e recém-formados tem atendido e trabalhado em setores críticos do HMI… Sala de parto, emergência, inclusive cometendo erros em cesáreas. Estão expondo as gestantes e os profissionais não capacitados”

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima negou as irregularidades e afirmou que médicos clínicos gerais atuam apenas na triagem da emergência da maternidade, seguindo as escalas estabelecidas. Confira a nota na íntegra:

“Em relação às denúncias anônimas recebidas, a Secretaria de Saúde esclarece:

1.⁠ ⁠Médicos Clínicos Gerais são responsáveis pela triagem na emergência do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, seguindo as escalas estabelecidas.

2.⁠ ⁠⁠Cirurgias como cesarianas são realizadas por médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia, com o apoio de médicos residentes da mesma área.

3.⁠ ⁠⁠Os médicos residentes em ginecologia e obstetrícia participam ativamente dos procedimentos sob supervisão direta de especialistas experientes, garantindo a segurança das gestantes e dos recém-nascidos. Isso está de acordo com a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, que regulamenta a residência médica no Brasil. 

Dessa forma, não é verdade que médicos clínicos gerais estejam realizando procedimentos cirúrgicos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth sem a devida qualificação.

A Sesau ressalta que a disseminação de informações incorretas pode prejudicar o funcionamento da unidade de saúde e gerar desconforto entre as pacientes.”