O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais centros de referência em cuidados materno-infantis em Roraima, atingiu a menor taxa de ocupação da UTI Neonatal dos últimos nove anos. Com capacidade para 66 leitos, a unidade atualmente conta com 16 bebês internados, o que representa uma taxa de ocupação de 24%.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Manoel Roque, essa redução na taxa de internação é resultado de estratégias preventivas e inovações implantadas pela unidade desde outubro de 2024. “Passamos a realizar ultrassons na porta de entrada, o que antes exigia internação. Isso nos permite diagnosticar de forma precoce a saúde do bebê e adotar intervenções mais rápidas”, afirmou.
Além disso, o hospital adotou a técnica de hipotermia neonatal, aplicada em bebês que apresentam aspiração de mecônio. A redução da temperatura corporal do recém-nascido tem mostrado eficácia na diminuição do tempo de internação na UTI e contribuído para a queda na taxa de ocupação.
Entre janeiro e novembro de 2024, o Hospital Materno Infantil realizou 4.850 partos normais e 3.501 cesáreas.
Inaugurado em 1982, o hospital não apenas atende a população local, mas também recebe pacientes de estados vizinhos e de outros países, como Venezuela e Guiana. A unidade oferece serviços como Centro de Parto Humanizado, Banco de Leite Humano e exames especializados, como ultrassonografia, raio-X e eletrocardiograma. Exames de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, são realizados em parceria com clínicas conveniadas.