Maternidade será reinaugurada nesta sexta após três anos de reforma

Informação foi confirmada pela Sesau nas redes sociais. Estrutura de "lona" será desativada e pasta não deu prazo para transição

Paciente na Maternidade (Foto: Ilustrativa/Nilzete Franco/FolhaBV)
Paciente na Maternidade (Foto: Ilustrativa/Nilzete Franco/FolhaBV)

A reforma do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth será entregue nesta sexta-feira (6) após mais de três anos em obras. A unidade de saúde completa 42 anos de implantação em Roraima em 2024.

A informação da entrega da unidade foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nas redes sociais, nessa quarta-feira (4). A solenidade que simboliza o início dos trabalhos do hospital começará às 18h de sexta. 

Segundo o Governo do Estado, as novas instalações da Maternidade vão contar com 300 leitos, um centro cirúrgico equipado com cinco salas de cirurgia, suítes de expectação para mulheres em situação de emergência, áreas privativas para mulheres vítimas de violência, unidade de urgência e emergência e ambulatório.

O hospital vai contar também com um laboratório de diagnóstico por imagem, um laboratório de análises clínicas, áreas de apoio técnico, apoio logístico e administrativo, uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Banco de Leite Humano, UTI Neonatal, UTI Materna e Unidade de Canguru. 

Estrutura temporária será desativada

A reforma iniciou em junho de 2021, com a transferência de pacientes para o Hospital Estadual de Retaguarda, uma estrutura temporária localizada na Avenida Brasil, criada para fortalecer o atendimento a pacientes com Covid-19. O local ficou pejorativamente conhecido como “maternidade de lona”. Naquela época, o governador Antonio Denarium (Progressistas) informou que unidade temporária funcionaria por apenas cinco meses.

Questionada se a estrutura será mantida mesmo com a entrega da Maternidade reformada, a Sesau informou que o espaço será desativado e devolvido, após a transferência completa de todos os equipamentos para a unidade revitalizada. Por outro lado, a pasta não informou o prazo para encerrar a transição. Confira a nota da pasta na íntegra:

“A Secretaria de Saúde esclarece que não houve renovação do contrato com a empresa responsável pela estrutura temporária.

Após a transferência completa para a nova Maternidade, a estrutura será desativada e o espaço devolvido”.

Leia a Folha Impressa de hoje