SAÚDE

Mau uso de lentes de contato pode causar cegueira? Entenda como

De acordo com os especialistas, a principal causa do problema é a falta da limpeza adequada das lentes de contato e não seguir as orientações dos profissionais de saúde

Confira as dicas de uso que devem ser respeitadas (Foto: Carlos Rocha)
Confira as dicas de uso que devem ser respeitadas (Foto: Carlos Rocha)

Recentemente, o caso de uma adolescente que perdeu a visão em um dos olhos por conta do uso incorreto de lentes de contato viralizou nas redes sociais. Muita gente duvidou da história, porém, especialistas da oftalmologia alertam que o uso incorreto das lentes pode sim causar prejuízos severos, inclusive a cegueira.
De acordo com os especialistas, a principal causa do problema é a falta da limpeza adequada das lentes de contato e não seguir as orientações dos profissionais de saúde. O mau uso pode facilitar a entrada de microorganismos e bactérias, que causam infecções nos olhos.
Por exemplo, se o paciente deixou cair as lentes de contato no chão, lavou somente com água e recolocou nos olhos sem higienizar antes. A sujeira do ambiente vai permanecer na lente e em contato direto com os olhos. Isso tudo pode acarretar em problemas que vão de perda de visão até transplante, conjuntivite, úlcera na córnea, infecções e irritações oculares.

Confira o que deve ser feito ao adquirir uma lente de contato:

  1. Procure um profissional indicado
    Se você deseja adquirir lentes de contato, seja para corrigir a sua visão e deixar de usar óculos ou por motivo estético, o recomendado é procurar um profissional oftalmologista e manter suas consultas em dia. Ele irá analisar seus olhos para indicar qual tipo de produto é mais indicado. Lembrando que para algumas pessoas não é indicado o uso, portanto, é bom escutar um profissional.
  2. Adquira um produto de qualidade
    Outro ponto que deve ser levado em consideração são as lentes de contato em si. Muitas lojas online, de outros países, fazem a venda de lentes sem garantia sanitária. Portanto, procure por um site especializado, com boas avaliações ou indicado por um profissional. E ao qualquer sinal de irritação, suspenda o uso.
  3. Utilize soluções para lentes de contato e não água e nem soro fisiológico
    O indicado para a lavagem das lentes de contato são as soluções próprias para o produto. Nada de água ou soro fisiológico. As soluções são as únicas que são eficazes na hora de combater microorganismos que podem causar prejuízos aos olhos, além de lubrificar, tirar oleosidade e limpar. Portanto, se sua lente cair no rosto no dia a dia, guarde-a em local adequado até achar a sua solução e lavar suas mãos.
  4. Não durma de lentes de contato
    Há quem diga que se pode dormir de lentes de contato, mas especialistas alertam que isso não pode ocorrer: as lentes podem grudar no seu olho e danificar a córnea! Isso acontece por conta da falta de lubrificação e oxigenação, portanto, tenha sempre um estojo de lentes à mão antes de ir deitar.
  5. Não pule em piscinas ou rios de lentes de contato
    A água da piscina ou do rio pode conter microorganismos e bactérias, mesmo em locais limpos e higienizados com cloro. Por isso é sempre indicado utilizar óculos de proteção nestes casos e evitar abrir os olhos embaixo d’água.
  6. Respeite as orientações de validade
    Existem modelos de lentes de contato com diferentes tipos de validade: descartáveis, de um mês, um ano, dois anos e assim por diante. As regras dos fabricantes estão ali por um motivo e devem ser obedecidas, portanto, nada de utilizar uma lente de contato fora do prazo de validade.