Para doar sangue é necessário seguir diversas instruções e regras, porém, o fato de usa medicação para pressão alta ou diabetes não comprometem a doação de sangue. De acordo com a médica hematologista Cibelli Navarro, desde que essas doenças estejam a controle elas não interferem o ato.
“É só procurar uma unidade para poder fazer a doação. O sangue precisa ser o produto de uma doação de amor, e por isso a orientação é fazer exames de sangue antes da doação e não ir ao Hemocentro em busca desses resultados. Para ser doador é necessário ter acima de 18 anos e acima de tudo a vontade de ajudar essa outra pessoa que precisa, mas com segurança” reforça.
Por que doar sangue?
O sangue é imprescindível para manutenção da vida e é insubstituível. Sem ele, a pessoa morre. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
Qual a quantidade de sangue doado?
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
Quem pode doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.