Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelou os registros de 17 modelos de aparelhos que medem a glicemia por falta da documentação que indica precisão. Os aparelhos são utilizados por pacientes com diabetes.
Para o médico endocrinologista Cesar Penna, com a proibição de comercialização desses produtos é necessário reforçar a necessidade de que os pacientes procurem por produtos que apresentem a qualidade exigida seguindo a atualização constante das normas vigentes.
A medição imprecisa do nível de glicose no sangue de diabéticos afeta diretamente a dose de insulina a ser administrada (Foto: Divulgação)
“A medição imprecisa do nível de glicose no sangue de diabéticos afeta diretamente a dose de insulina a ser administrada, trazendo risco à saúde dos portadores de diabetes que utilizam este tipo de tratamento. A medicação deve ser responsável e criteriosa, caso haja diferença nos valores, o tratamento com insulina pode afetar gravemente a saúde do paciente” explica.
Para o médico, qualquer procedimento sem conhecimento médico pode ser prejudicial à saúde porque estes têm reações adversas e contraindicações que devem ser respeitadas.
“O glicosímetro apresenta os resultados de glicemia com precisão para que o volume da insulina a ser injetada sejam o mais preciso possível. O exagero na dose pode trazer consequências graves para a saúde, tais como arritmia cardíaca, hipoglicemias severas, além de outras complicações” relata.
Muitos pacientes diabéticos utilizam glicômetros para auto verificação imediata (Foto: Divulgação)
Confira os glicosímetros barrados:
Accu-check (Fotômetro) – Roche;
Accutrend Glicose – Roche;
Accutrend Plus – Roche;
Contour TS (Medidor de Glicose Sanguínea) – Bayer;
Contour TS Tira de Teste para Glicose Sanguínea – Bayer;
Família de Tiras Reagentes de Glicose Fácil True Read e Sidekick – HDI;
Família de Medidor de Glicose Tensortip – VR Medical.
Injex Sens N – Injex;
Sistema Onetouch Ultra Mini – J&J;
Sistema de Medição de Glicose no Sangue Onetouch Select Simple – J&J;
Sistema de Monitoramento de Glicemia Fácil Thrueread – HDI;
Tiras reagentes Onetouch Select – J&J;
Tiras reagentes Onetouch Ultra – J&J;
Tiras de Teste de Glicemia True Read – Nipro;
Tiras de Teste de Glicose no Sangue Injex Sens N – Injex;
True Read – Nipro.
Fonte: Sociedade brasileira de Diabetes