Médicos alegam que salários estão atrasados há três meses e Sesau nega

Pagamento dos contratados em modo Pessoa Jurídica ocorre, segundo a Secretaria, "com frequência e mensalmente"

Mais de 200 médicos são contratados na modalidade Pessoa Jurídica. (Foto: Arquivo FolhaBV)
Mais de 200 médicos são contratados na modalidade Pessoa Jurídica. (Foto: Arquivo FolhaBV)

Médicos da rede estadual de saúde denunciaram à FolhaBV atraso no pagamento de salários. Os profissionais estariam há mais de 90 dias sem receber. A Secretaria de Saúde (Sesau) negou atraso.

Segundo a denúncia, cerca de 200 médicos, contratados como Pessoa Jurídica desde 2023, estariam enfrentando problemas com os recebimentos dos salários. O mais recente atraso já conta desde junho.

“Quando solicitado esclarecimento, a Sesau só impõe entraves documentais que parecem nunca ter fim. O que torna ainda pior a situação, é saber que outras empresas estão recebendo regularmente seus repasses”, relatou um médico, que preferiu não se identificar.

Outro médico ainda afirmou que, por conta do recorrente atraso, muitos profissionais da saúde estão “deixando de pegar plantão porque vai fechar o ano fiscal e talvez nem recebam os pagamentos de setembro, outubro, novembro”. “Os médicos estão procurando emprego em outros estados porque aqui a barca está furada”, completou.

Outro lado

À Folha, por outro lado, a Secretaria de Saúde declarou que o pagamento dos contratados em PJ ocorre “com frequência e mensalmente”. Porém, esclareceu que empresas tiveram que atualizar documentos, devidos reformulação de profissionais. Essa ação pode “haver demora no pagamento por parte contábil da própria empresa contratada”.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que o fluxo de pagamento dos profissionais de saúde contratados na modalidade Pessoa Jurídica vem ocorrendo com frequência e mensalmente, respeitando o trâmite documental.

A Sesau esclarece ainda que algumas empresas passaram por reformulação de profissionais, o que inclui atualização de documentos das empresas, e que, a depender dos documentos, pode haver demora no pagamento por parte contábil da própria empresa contratada.

A Sesau salienta que tem contrato com profissionais médicos desde julho de 2023, por meio de processo de credenciamento, possuindo um total de 40 empresas contratadas e mais de 200 profissionais habilitados para prestar serviços médicos nas unidades da rede estadual de saúde.

Leia a Folha Impressa de hoje