Você não passa mais de alguns minutos sem olhar para o celular? A sensação de estar sem o dispositivo móvel te causa ansiedade ou pânico. Esses sintomas podem ser um transtorno que estão ficando cada vez mais comum, a nomofobia.
Os nomofóbicos são aqueles que possuem um medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria. De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, o medo pode ser tão grande que é capaz de se transformar em um gatilho para a ansiedade ou pânico.
“Caso você perceba um grau de extremo desconforto com a ideia de estar, de fato, separado dos seus smartphones é indicado procurar por ajuda médica. No mais, é sempre indicado se desligar um pouco do telefone. O excesso pode ser prejudicial a saúde psicológica” afirma.
Segundo o médico, o medo de ficar sem celular atinge mais os jovens. “Muito dos adultos que trabalham com as redes sociais utilizam o celular para o trabalho, mas o jovem não tem esse compromisso. Ele pode e deve ser instruído pelos pais há passar um tempo com o celular desligado” ressalta.
Significado
A palavra nomofobia é tem origem de uma composição em inglês: no + mobile + phone + phobia. O termo foi criado pela YouGov, uma instituição de pesquisa sediada no Reino Unido. Em um estudo de 2008, pesquisadores relataram que 53% dos usuários de celulares se sentiam ansiosos quando não podiam usar seus telefones celulares e mais da metade nunca desligava seus telefones. Estudos subseqüentes descobriram que os números aumentaram desde então.
Quanto tempo se gasta olhando o celular?
A média de horas diárias gastas em celulares pelos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos. Os dados são de um levantamento da empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016. Cerca de metade dos adultos verifica o telefone pelo várias vezes por hora. Quase 1 em cada 10 pessoas admite usar o telefone durante o sexo.
Como deixar o vício?
Foto: Divulgação
Existem algumas dicas que ajudam a deixar de usar o celular o tempo todo, como por exemplo, carregar o celular fora do quarto, ou deixar ele desligado por algumas horas. “Silencie notificações que não são pessoais, grupos de whatsapp e informações que recebemos dos próprios dispositivos. Isso faz com que nossos celulares vibrem e se acendam – e assim nossa vista é puxada novamente aos aplicativos, muitas vezes sem necessidade” diz o médico.