Um novo estudo, publicado na terça-feira (11) revela que reduzir o tempo gasto em frente à televisão e substituí-lo por atividades físicas ou sono adequado pode promover um envelhecimento mais saudável. Pesquisadores analisaram dados do Nurses’ Health Study, envolvendo mais de 45 mil pessoas com 50 anos ou mais, e descobriram que comportamentos sedentários têm impactos negativos significativos na saúde.
Impactos do sedentarismo
Trocar o tempo em frente à TV por atividade física pode não parecer a troca mais divertida, mas está associada a chances significativamente melhores de envelhecimento saudável, de acordo com o estudo publicado na revista JAMA Network Open. A pesquisa sugere que a atividade física, seja leve, moderada ou vigorosa, além de maior tempo de sono para aqueles com sono inadequado, beneficia o envelhecimento.
Os pesquisadores acompanharam por 20 anos as informações sobre o tempo que as pessoas passavam sentadas no trabalho, em casa e assistindo televisão. Esses dados foram analisados juntamente com informações sobre o tempo em pé ou caminhando em casa e no trabalho, além de dados sobre envelhecimento.
O que é envelhecer com saúde?
O envelhecimento saudável foi definido como viver pelo menos até os 70 anos e manter pelo menos quatro domínios saudáveis, como a ausência de doenças crônicas graves e comprometimentos na memória subjetiva, saúde física e mental.
Resultados
Cada duas horas adicionais assistindo TV foram associadas a uma redução de 12% nas chances de envelhecer de maneira saudável. Por outro lado, adicionar duas horas de atividade física leve no trabalho aumentou em 6% as chances de um envelhecimento saudável. Substituir uma hora assistindo TV por atividade física leve em casa ou no trabalho também foi associado a melhores chances de envelhecimento saudável.
De acordo com Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar no National Jewish Health, “ficar vegetando em frente à televisão sempre parece estar associado a piores resultados.” Ele enfatiza que, fisiologicamente, os humanos não foram feitos para ficar sentados na frente de uma tela o dia todo, e que quanto mais tempo se passa sentado, mais problemas de saúde podem surgir, especialmente com o envelhecimento.
Um estudo de 2017 também mostrou uma relação entre o tempo passado sentado e a morte precoce por qualquer causa. Além disso, o tempo sedentário na infância pode aumentar o risco de doenças cardíacas mais tarde na vida, conforme uma pesquisa de 2023.
Outros hábitos prejudiciais
O consumo de grandes quantidades de sal, comum na dieta americana, combinado com a falta de atividade física, agrava ainda mais os problemas de saúde. Sentar na frente da TV muitas vezes leva a outros comportamentos não saudáveis, como comer junk food e falhar em se conectar com outras pessoas, além de interromper o sono.
Como evitar
Para aqueles que trabalham longas horas em escritórios, incluir mais movimento no dia pode ser desafiador. Freeman sugere o uso de mesas de pé ou até mesas de esteira, se possível. Levantar-se frequentemente e realizar reuniões caminhando são outras recomendações.
Não é necessário banir completamente o ato de assistir TV. Combinar a TV com comportamentos saudáveis, como se movimentar ou comer um lanche nutritivo, pode ser benéfico. Estabelecer limites de tempo para assistir TV e usar ferramentas e aplicativos para monitorar o tempo de tela e a atividade física também são estratégias úteis.