A pandemia do Covid-19 pegou o mundo de surpresa e nos forçou a adotar medidas que jamais tivemos a necessidade de seguir. Já havia mais de um século que a humanidade não se via acuada por uma doença e, pela primeira vez, precisou enfrentar todos os desafios de uma crise de saúde pública nos tempos modernos. Isso inclui o isolamento social, as abordagens remotas de trabalho e estudo e, principalmente, o uso de máscaras em lugares públicos.
Muitas pessoas se perguntam quando será seguro deixar de lado esses protocolos de segurança e retomar a nossa vida normal. De acordo com médicos e infectologistas, mesmo após vacinados, nós não poderemos interromper o uso de máscaras e é até recomendado manter o isolamento social. O fato de as pessoas já estarem sendo imunizadas não significa que é seguro retomar os velhos hábitos, pois nossa saúde ainda está em risco.
Primeiramente, é preciso esperar que a maioria da população já esteja vacinada com a segunda dose. Cada vacina atua de um jeito diferente em nosso organismo, mas no geral elas levam algumas semanas para estimular uma resposta imunológica adequada. Nesse caso, a primeira dose serve para preparar o sistema imunológico contra o vírus, enquanto somente a segunda dose vai oferecer a proteção esperada. Tudo isso leva um tempo considerável.
Outro detalhe importante: a vacina não nos impede de contrair o vírus, mas reduz as chances de contágio e transmissão — por isso a importância de se vacinar assim que possível.
Por esses motivos, os protocolos de segurança seguem indispensáveis, mesmo após o controle da pandemia, e não podemos deixar de nos proteger com o uso de máscaras. Não existe uma previsão rápida para afrouxar essas medidas, já que pode levar meses ou até anos para que toda a população do país seja vacinada, mas, mesmo quando for seguro, precisamos levar o aprendizado dessa época adiante.
É claro que, no dia em que o vírus finalmente for completamente controlado, não precisaremos mais seguir esses protocolos, mas certamente eles continuarão sendo muito úteis para nos proteger de futuras ameaças e novas doenças que possam vir a aparecer.